30 junho, 2009

ESPÍRITO SANTO E O HOMEM NOVO

Espírito Santo, tu és a fonte do amor e da liberdade. O evangelho de São Lucas diz que foste tu quem consagrou Jesus para libertar o Homem da opressão do pecado:

“O Espírito Santo está sobre mim porque me consagrou para anunciar o Evangelho aos pobres.
Enviou-me a proclamar a libertação dos presos e mandar em liberdade os oprimidos” (Lc 4, 18).

Sempre que optamos pelo amor estamos a responder a um apelo que vem de ti no mais íntimo do nosso coração.

Ser livre é relacionar-se em clima de amor com os outros e interagir de modo criativo com as coisas e os acontecimentos.

Eis a razão pela qual precisamos tanto de ti, Espírito Santo, a fim de podermos ser livres e criadores.

O pecado, isto é, a oposição ao amor não nos torna livres. Eis o que Jesus diz no evangelho de São João: “Se permanecerdes na minha palavra sereis meus discípulos, conhecendo a verdade e a verdade vos libertará (…).

Quem comete o pecado é escravo (…). Se o Filho de Deus vos libertar, sereis realmente livres” (Jo 8, 31-36).

A Carta aos Romanos vai nesta mesma linha quando afirma: “O Espírito Santo que é o Espírito de Vida libertou-te da lei do pecado e da morte” (Rm 8, 2).

A Segunda Carta aos Coríntios diz que onde está o Espírito Santo está a emergir a liberdade.

Eis as suas palavras: “Onde está o Espírito Santo, isto é, o Espírito do Senhor ressuscitado, aí está a liberdade” (2 Cor 3, 17).

Quando entre as pessoas humanas acontece uma relação de fraternidade, e comunhão, tu estás sempre optimizando essa relação.

Tu és a ternura maternal de Deus. Assim como Deus Pai ama com um jeito paternal, tu, Espírito Santo, tens um jeito maternal de amar.

Como és uma pessoa divina, tu tens a possibilidade de realizar uma presença de amor universal, tornando-te presente no interior de todas as pessoas.

Eis o que diz a Primeira Carta aos Coríntios: “Não sabeis que sois templos de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?” (1 Cor 3, 16).

São Paulo diz na Carta aos Romanos que tu és, Espírito Santo, o amor de deus derramado nos nossos corações” (Rm 5, 5).

É Esta tua presença no interior das pessoas que possibilita a sua libertação. Por outras palavras, sempre que alguém decide fazer o bem aos irmãos, facilitando a sua realização e felicidade, está a ser mediação do teu Espírito Santo.

De facto, a tua acção libertadora no coração das pessoas acontece pela ajuda de muitas pessoas humanas que são mediações do teu amor.

Todos os gestos de amor encontram em ti a sua raiz, Espírito Santo. Sem a tua acção vivificante no interior dos crentes, as Sagradas Escrituras não passariam de letra morta.

É isto que São Paulo quer dizer quando afirma: “É Deus que nos capacita para sermos ministros de uma Nova Aliança, não da letra, mas do Espírito, pois a letra mata, enquanto o Espírito dá vida (2 Cor 3, 6).

Sem a tua presença reveladora e animadora de relações amorosas, A comunidade cristã não passaria de um grupo humano com um conjunto de leis, ritos, normas.

És tu, Espírito Santo, quem une de modo orgânico os membros da comunidade cristã, fazendo deles um só corpo, como diz São Paulo (1 Cor 12, 13; 12, 27).



Foste tu, Espírito Santo, quem ressuscitou Jesus e nos vai ressuscitando em comunhão com ele, como diz a Carta aos Romanos:

“E se o Espírito Santo que ressuscitou Jesus está em vós, ele também fará que os vossos corpos vivam após a morte, por meio deste mesmo Espírito que vive em vós” (Rm 8, 11).

Graças a ti somos assumidos na comunhão Trinitária como filhos em relação a Deus Pai e irmãos em relação ao Filho de Deus.

Tu estás no centro do mistério da Encarnação, dinamizando a interacção directa entre a interioridade espiritual humana de Jesus e a interioridade espiritual divina do Filho Eterno de Deus.

Tu és a Água viva que faz brotar uma nascente de Vida Eterna nos nossos corações (Jo 7, 37-39).

Com teu jeito maternal de amar tu preparaste o coração maternal de Maria, a fim de ela amar o seu Filho de modo adequado a preparar a obra da Salvação.

É por esta mesma razão que as pessoas que se deixam conduzir por ti, podem dirigir-se a Deus Chamando-o “Abba”, ó Pai!

A tua presença em nós, Espírito Santo, é a garantia de que estamos salvos. O livro do Génesis diz que, no princípio, a terra era uma massa caótica e vazia.

Depois acrescenta o Espírito Santo pairava sobre a escuridão que cobria os lagos primordiais, a de as suas águas se tornarem o berço fecundo da vida (Gn 1, 1-2).

Por isso nós dizemos que tu és a fonte da vida. O teu amor maternal é o princípio da fecundidade universal.

É por esta razão que o evangelho de São João diz que as pessoas humanas, para entrarem na plenitude da vida eterna, têm de nascer de novo através da Água Viva que és tu, Espírito Santo.

Eis as palavras de Jesus: “Em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito Santo não pode entrar no Reino de Deus.

Aquilo que nasce da carne é carne e aquilo que nasce do Espírito é espírito” (Jo 3, 5-6). No momento do baptismo de Jesus, tu consagraste Jesus para a missão messiânica e o Pai de Jesus confirmou-o como seu Filho predilecto:

“No momento em que Jesus saiu das águas, após o seu baptismo, o Céu abriu-se e Jesus viu o Espírito de Deus vir sobre ele em forma de pomba (Mt 3, 16).

És tu, Espírito Santo, quem nos incorpora na Família de Deus e nos faz gritar de alegria: “Abba”, ó Pai, como diz São Paulo (Ga 4, 4-7; Rm 8, 14.17).

Em nome da Nova Humanidade criada em Cristo ressuscitado eu te agradeço, Espírito libertador!


Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: