17 junho, 2009

O ESPÍRITO SANTO COMO FONTE DE SALVAÇÃO-II

II-A ÁGUA DA NOVA ALIANÇA

Os que bebem a Água Viva tornam-se templos vivos do Espírito Santo. Eis o que São Paulo9diz na Primeira Carta aos Coríntios:

“Não sabeis que sois templos de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Cor 2, 16). Já alguns séculos antes o profeta Ezequiel diz que o Espírito Santo é a força da Nova Aliança.

A força da Nova Aliança é o Espírito Santo, o qual actua no nosso coração: “Dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um Espírito Novo:

Arrancarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Porei o meu Espírito no vosso íntimo, fazendo que sejais fiéis às minhas leis e preceitos” (Ez 36, 26-27).

A Carta aos Efésios diz que os cristãos não se devem embriagar com vinho mas encher-se com a força do Espírito Santo (Ef 5, 18).

São Paulo queria dizer que a bebida da Nova Aliança é o Espírito Santo, não o vinho (1 Cor 12, 13).

Foi isto que Jesus quis dizer quando disse aos judeus: “Se alguém tem sede venha a mim e beba” (Jo 7, 37).

E à Samaritana disse: “Aquele que beber da Água que eu lhe der nunca mais terá sede” (Jo 4, 14).

Muitos séculos antes já o profeta Isaías tinha falado do Espírito de Deus como sendo uma água que mata a sede e faz desabrochar a vida espiritual.

Eis as suas palavras: “Vou derramar água sobre todos os que tem sede e fazer correr rios sobre a terra árida.

Vou derramar o meu Espírito e as minhas bênçãos sobre os vossos filhos e filhas. Por isso eles vão crescer como plantas junto das fontes e como salgueiros junto às águas dos rios e Ribeiros” (Is 44, 3-4).

São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

Referindo-se à abundância do Espírito no dia de Pentecostes, São Pedro diz que a exuberância dos Apóstolos não se deve à força do vinho, mas sim à força do Espírito.

O que está a acontecer é a plena realização das antigas profecias, em especial a profecia de Joel:

“Estes homens não estão embriagados como imaginais, mas tudo isto é a realização do que disse o profeta Joel” (Act 2, 15-16).

O Espírito Santo é o Espírito de Cristo ressuscitado. Como estamos unidos ao Senhor ressuscitado, o Espírito que o anima, anima-nos também a nós.

Eis os frutos do Espírito Santo em nós, como diz a São Paulo : Amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, auto-domínio” (Gal 5, 22-23).

Depois, acrescenta: “Se vivemos no Espírito, sigamos também as pegadas do Espírito” (Gal 5, 25).

É o Espírito Santo que nos torna fecundos diz São Paulo: “Quem semear no Espírito do Espírito colherá a vida eterna” (Ga 6, 9).

Com esta frase São Paulo quer dizer que o Espírito Santo gera vida eterna no nosso coração.
Como manancial de Água Viva, o Espírito Santo é a fonte da vida eterna:

“Este é o Deus da minha Salvação, dizia o profeta Isaías. Por isso estou confiante e nada temo, pois fiz de Deus a minha força e o meu canto. Ele é a minha Salvação.

Cheios de confiança e alegria, todos poderão tirar água das fontes da Salvação (Is 12, 2-3).

Em Comunhão Convosco
Calmeiuro Matias

Sem comentários: