08 junho, 2009

O ESPÍRITO SANTO É A BEBIDA DA VIDA ETERNA-III

III-ESPÍRITO SANTO E A VIDA ETERNA

O evangelho de São João diz que a pessoa humana nasceu para renascer (Jo 3, 6). Este renascimento acontece pela acção do Espírito Santo e mediante o dinamismo das relações amorosas.

A vida humana não se esgota na dimensão biológica. A pessoa é constituída por uma dimensão exterior e uma dimensão interior.

O nosso ser exterior mede-se pelo peso e pelos centímetros de altura. O nosso ser espiritual, pelo contrário, mede-se pela capacidade de amar e comungar.

O peso da pessoa e a sua altura pertencem ao ter da pessoa: tem quilos e tem centímetros.
O ser interior da pessoa não radica no que tem, mas sim no que é.

Por outras palavras, a identidade espiritual de uma pessoa é constituída pelo seu jeito de amar e comungar.

Podemos dizer que na Comunhão Universal, o ser humano dançará eternamente o ritmo do amor com o jeito que tiver treinado enquanto viveu na História.

É isto que explica a fome de ser e amar que as pessoas levam no mais íntimo do seu ser.

Levamos no nosso íntimo uma voz que nos convida a transcender os limites da nossa condição de seres inacabados e famintos de plenitude.

Isto quer dizer a razão de ser da nossa existência histórica não é apenas prolongar a vida mortal, mas, sobretudo, construir a vida Eterna.

Esta fome de plenitude só pode ser preenchida pela Água Viva que faz emergir no nosso íntimo uma nascente de Vida Eterna (Jo 7, 37-39).

Dos pais recebemos a vida exterior, isto é, o nível biológico e psíquico do nosso ser. Através do renascimento pelo Espírito emerge a nossa identidade espiritual, a qual não acaba no cemitério como o ADN.

À medida que emerge como vida espiritual, o ser humano passa a fazer parte da galáxia da comunhão orgânica da das pessoas humanas com as divinas.

O nosso ser exterior acaba no silêncio da morte, isto é, na solidão cósmica. O nosso ser interior, pelo contrário, está chamado à plenitude amorosa da Santíssima Trindade.

Por ser morada do Espírito Santo, o nosso ser interior é o santuário que não foi construído pela mão do homem por Deus.

É neste santuário que a nossa vida espiritual é optimizada pelo Espírito Santo e se torna Vida Eterna, isto é, divinizada porque assumida na Família de Deus.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: