15 junho, 2009

ENTRANDO NO CORAÇÃO DA HUMANIDADE-I

I-ÉS O GRANDE SONHO DE DEUS

És uma emergência histórica e concretizas-te em pessoas. Emerges de modo único e irrepetível em cada ser humano.

Realizas-te como um rosto com duas faces: Masculinidade e feminilidade. Aconteces no coração de pessoas livres e capazes de amar.

Como Humanidade és uma união orgânica e interactiva de pessoas em relações. És, de facto, imagem de Deus. Levas em ti as impressões digitais do Criador.

Surgiste nesta terra bonita e fecunda como resultado de um desejo expresso de Deus. Por estares em construção ainda não atingiste a tua plenitude.

É por esta a razão que levas no teu íntimo uma fome infinita de amor e comunhão. O teu aparecimento significa o cume da evolução da vida.

Antes de ti, Humanidade, já existiam na Criação muitos balidos, guinchos, uivos e grunhidos.
Mas não havia ninguém capaz de amar e fazer poesia.

És a obra-prima de Deus. Por isso o Criador parou a marcha da criação para sonhar um projecto para ti (Gn 1, 26-27).

Depois de pensar, planear e decidir Deus insuflou no teu interior o hálito da vida espiritual. Tu és, Humanidade, a única imagem que Deus criou de Si!

Por agora, ainda és o Homem em construção. Mas quando chegar a plenitude farás parte da Comunhão Universal da Família de Deus.

Emerges no concreto de pessoas a estruturar-se de modo único, original e irrepetível. Mas ainda estás inacabada. É esta a razão da tua fome insaciável de plenitude!

A criança é uma pessoa iniciada, mas longe de estar realizada. O jovem ainda não teve tempo para chegar longe na densidade da sua realização.

Nem o adulto se pode arrogar o título de homem plenamente acabado. No entanto, já pertences à cúpula personalizada da criação.

Humanidade: És milhões de pessoas e por isso já pertencem à esfera da transcendência!

Por te constituíres como pessoa já fazes parte do grande Oceano da Comunhão Universal. Começaste com o homem primordial e continuas a avançar na marcha histórica da humanização.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: