12 junho, 2009

CRISTO E A PLENITUDE DOS TEMPOS-II

II-PLENITUDE DOS TEMPOS E A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

A fase dos acabamentos, isto é, a plenitude dos tempos culmina com a segunda vinda de Cristo.

Influenciados pelos apocalipses judaicos, os cristãos chegaram a pensar que a segunda vinda de Cristo aconteceria como uma tragédia.

Na verdade a segunda vinda de Cristo significa uma realidade muito diferente: Deus sonhou um plano de amor para a Humanidade e vai realizá-lo com a segunda vinda de Cristo.

Por outras palavras, a segunda vinda de Cristo significa a plena realização do amor de Deus em favor da Humanidade.

No dia da segunda vinda de Cristo as pessoas que ainda vivam na Terra serão assumidas e incorporadas na Comunhão da Família de Deus.

No Reino estão todos os que nos precederam na marchada História. A vinda gloriosa de Jesus Cristo, portanto, não significa uma tragédia e uma vingança de Deus.

Jesus anunciou o Reino de Deus como um projecto de amor para toda a Humanidade. A vontade de Deus, diz São Paulo, é que todas as pessoas conheçam Deus e façam parte da sua Família (1 Tim 2, 4).

Se olharmos com atenção a maneira como Jesus actuava, Vemos como ele perdoava aos pecadores integrando-os na Família de Deus.

Era por esta razão que Jesus comia com os pecadores. Os evangelhos contam-nos muitos encontros de Jesus com os pecadores, libertando-os da opressão do pecado e das doenças:
Recordemo-nos do relato da Mulher adúltera (Jo 8, 1-11).

Lembremo-nos do caso de Zaqueu (Lc 19, 1-10). O evangelho de São João descreve de modo muito bonito o encontro de Jesus com a Samaritana (Jo 4,7-21).

Com estas atitudes, Jesus queria afirmar a acção libertadora do amor de Deus a actuar no mundo.

Por isso é que ele afirmou tantas vezes que o seu modo de proceder correspondia exactamente à vontade de Deus:

“O meu alimento, dizia ele, é fazer a vontade de meu Pai e realizar o seu projecto” (Jo 4, 34).

A primeira Carta a Timóteo diz que a vontade de Deus é que os homens se salvem e cheguem a conhecer a verdade do amor de Deus por todos” (1 Tim 2, 4).

O Reino de Deus é a comunhão de todas as pessoas, formando a Família de Deus. A esta luz já podemos compreender como a segunda vinda de Cristo é um modo para dizer o encontro amoroso do Homem com Deus quando terminar a História Humana.

Por outras palavras, no dia da segunda vinda de Cristo o Senhor ressuscitado não deixará ninguém fora da Família de Deus, excepto os que rejeitem a proposta amorosa de Deus.

Podemos dizer que a salvação de Deus em Cristo é para todos as pessoas que tenham uma coração capaz de comungar com Deus e os irmãos.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: