08 junho, 2009

O ESPÍRITO SANTO É A BEBIDA DA VIDA ETERNA-II

II-O ESPÍRITO SANTO COMO BEBIDA DA NOVA ALIANÇA

Os profetas quando anunciavam a Nova Aliança associavam-na sempre com a força renovadora do Espírito Santo.

O profeta Jeremias anunciou a Nova Aliança como o tempo da abundância do Espírito Santo:
“Dias virão em que firmarei uma Nova Aliança com a casa de Israel e a casa de Judá (…).

Esta será a Aliança que estabelecerei depois destes dias com a casa de Israel, oráculo do Senhor:
Imprimirei a minha lei no seu íntimo e gravá-la-ei no seu coração.

Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (Jer 31, 31-33). Quando chegar a Nova Aliança, dizia o Profeta Jeremias, Deus purificará o coração dos homens com a força recriadora do Espírito Santo.

O profeta Isaías via os tempos messiânicos como a idade de oiro em que todos teriam acesso às fontes da salvação.

Eis as suas palavras: “Este é o Deus da minha Salvação! Estou confiante e nada temo, pois o Senhor é a minha força e o meu canto.

Ele é a minha Salvação. Cheios de alegria todos irão tirar água às fontes da Salvação (Is 12, 2-3).

Segundo os profetas, a pureza que une a pessoa a Deus é de ordem interior e não assenta em meros ritos exteriores.

A Água Viva que faz emergir a Vida Eterna no Coração das pessoas é o Espírito Santo e não a água das lavagens dos ritos judaicos de purificação.

A Carta aos Efésios convida os crentes a encher-se do Espírito Santo e não a embriagar-se com vinho (Ef 5, 18).

Com a primeira Carta aos Coríntios podemos dizer que o Espírito Santo é a bebida da Nova Aliança que nos dá a Vida Eterna (1 Cor 12,13).

Eis algumas afirmações de Jesus que vão nesta mesma linha: “Se alguém tem sede venha a mim e beba” (Jo 7, 37);

“Aquele que beber da Água que eu lhe der nunca mais terá sede” (Jo 4, 14);

O Livro dos Actos dos Apóstolos vê na difusão do Espírito o cumprimento da profecia do profeta Joel sobre a abundância do Espírito.

Face ao entusiasmo dos apóstolos, os judeus acusam-nos de estarem bêbedos. Os Apóstolos ripostam dizendo que a bebida que os faz exultar é a realizações das profecias messiânicas:

“Não, estes homens não estão embriagados como imaginais, pois apenas vamos na terceira hora do dia.

Mas tudo isto é a realização do que disse o profeta Joel” (Act 2, 15-16).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: