17 junho, 2009

O ESPÍRITO SANTO COMO FONTE DE SALVAÇÃO-I


I-A ÁGUA DO POÇO DE JACOB

Eis algumas palavras que Jesus dirigiu à Samaritana junto ao poço de Jacob: “Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é aquele que te está a pedir água, tu é que lhe pedirias e ele te daria uma Água Viva” (Jo 4, 10).

Esta simbologia João insere-se numa longa tradição profética sobre a Água que brota das fontes da salvação.

O profeta Jeremias repreendeu o seu povo por este ter voltado as costas a Deus que é a fonte da Água Viva. A Água viva é o Espírito Criador, a fonte da Vida espiritual.

A Primeira Carta aos Coríntios diz que todos nós bebemos do mesmo Espírito, a fim de formarmos o corpo de Cristo:

“Todos nós fomos baptizados num só Espírito, a fim de formarmos um só corpo, tanto judeus como gregos, escravos ou livres.

Todos bebemos de um mesmo Espírito” (1 Cor 12, 13). Referindo-se à Eucaristia, o evangelho de São João diz que a carne e o sangue de Jesus Cristo ressuscitado o alimento da vida Eterna.

Depois acrescenta que a carne e o sangue de Cristo são o Espírito Santo que Cristo ressuscitado nos dá” (Jo 6, 62-63).

Jesus disse à Samaritana que a Água Viva não é como a água do poço de Jacob onde ela vinha habitualmente a buscar água.

Com esta linguagem simbólica o evangelho de são João quer dizer que o poço de Jacob é a Antiga Aliança, a qual não é a fonte da salvação eterna.

A Água Viva, pelo contrário, simboliza o Espírito Santo que é a fonte da salvação eterna. A Água do poço de Jacob precisa de um balde, isto é, a multidão das normas, leis e preceitos dos judeus.

Para a Água Viva basta a fé e brota em nós pela Palavra de Deus que Jesus nos traz. É por esta razão que as pessoas que bebem da água do poço de Jacob voltam a ter sede.

A Água Viva mata a sede para sempre, isto é, dá-nos a vida eterna. Foi isto que Jesus quis explicar à Samaritana com o seguinte ensinamento:

“Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da Água que eu lhe der, nunca mais terá sede, pois esta Água converter-se-á nele em Fonte de Vida eterna” (Jo 4, 13-14).

Mais tarde Jesus explicitou melhor o mistério da Água Viva, dizendo que se tratado Espírito Santo:

“No último dia, o mais solene da festa, Jesus, de pé, disse em voz alta: “Se alguém tem sede venha a mim. Quem crê em mim que sacie a sua sede!

Como diz a Escritura, hão-de brotar do seu coração rios de Água Viva. Jesus disse isto referindo-se ao Espírito Santo que iam receber os que acreditassem nele.

Com efeito, o Espírito ainda não tinha vindo, pois Jesus ainda não tinha sido glorificado” (Jo 7, 37-39).
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: