02 janeiro, 2009

FIDELIDADEDE JESUS E SALVAÇÃO HUMANA-IV

IV-CRISTO É O ELO DA COMUNHÃO COM DEUS

Jesus Cristo é a condição da nossa união à divindade. Eis o que ele diz no evangelho de São João: “Nesse dia compreendereis que eu estou no Pai, vós em mim e eu em vós” (Jo 14, 20).

Na sua oração após a ceia pascal, Jesus recorda esta verdade enquanto ora a Deus Pai: “Eu neles, tu em mim, Pai, a fim de eles serem perfeitos na unidade.

Deste modo o mundo conhecerá que me enviaste e os amaste a eles, tal como me amaste a mim” (Jo 17, 23).

Graças a esta união orgânica com Cristo, fomos incorporados na Família de Deus, tornando-nos filhos em relação a Deus Pai e irmãos em relação a Deus filho.

O Espírito é o amor maternal de Deus. Com seu jeito maternal de amar conduz-nos ao Pai que nos acolhe como filhos e ao Filho que nos acolhe como irmãos:

“Todos os que se deixam guiar pelo Espírito Santo são filhos de Deus. Vós não recebestes um espírito de escravidão para andardes no temor.

Pelo contrário, recebestes um Espírito de adopção graças ao qual chamais “Abba”, ó Pai (…).

Ora, se somos filhos somos também herdeiros. Somos herdeiros de Deus pai e co-herdeiros com Cristo, pressupondo que com ele sofremos, para também com ele sermos glorificados (Rm 8, 14-17).

E mais à frente diz: “Àqueles que Deus conheceu antecipadamente, também os predestinou para serem uma imagem idêntica à do seu Filho, de tal modo que este é o primogénito de muitos irmãos” (Rm 8, 29).

A união orgânica que nos une a Cristo faz de nós membros dos seus corpo: “Vós sois membros do Corpo de Cristo, e cada um de vós é uma parte deste corpo” (1 Cor 12, 27).

Nesta mesma linha se situa o seguinte texto da Carta aos Efésios: “Portanto, cada um deite fora a hipocrisia e fale a verdade ao seu irmão, pois somos membros de um só corpo” (Ef 4, 25).

O Espírito Santo é o princípio vital que anima e dinamiza todo o organismo. Com seu jeito maternal de amar o Espírito Santo anima esta comunhão orgânica universal, diz São Paulo:

“Fomos baptizados num só Espírito Santo, a fim de formarmos um só Corpo” (1 Cor 12, 13).

Tal como o sangue circula por todo o corpo, levando vida às células, assim o Espírito Santo é o Sangue da Nova Aliança, circulando e vivificando todos os membros do corpo.

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: