29 dezembro, 2008

O CORAÇÃO COMO MORADA DA SABEDORIA-I

I-SABEDORIA E CONHECIMENTO DE DEUS

A Sabedoria que vem do Espírito Santo capacita-nos para conhecermos e saborearmos o mistério de Deus e do Homem.

Eis o que diz a Carta aos Efésios: “Que o Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos dê o Espírito da Sabedoria, a fim de bem o conhecerdes” (Ef 1, 17).

Na verdade, a Sabedoria emerge no nosso coração pela Palavra de Deus e a acção do Espírito Santo.

Jesus Cristo garantiu aos discípulos que nos momentos de dificuldades e perseguições o Espírito Santo lhes dará palavras de sabedoria às quais não poderão resistir os inimigos da Fé (Lc 21, 15).

A Sabedoria que brota do Espírito Santo e da Palavra capacita-nos para sermos portadores da Boa Nova do Evangelho, como diz São Paulo:

“E no entanto, é de Sabedoria que nós falamos entre os crentes. No entanto, esta Sabedoria não se confunde com a Sabedoria do mundo nem com a sabedoria dos grandes deste mundo, os quais estão votados ao fracasso” (1 Cor 2, 6).

Jesus dizia aos discípulos para acolherem a sabedoria que brota da Palavra e do Espírito Santo, a fim de possuírem a paz do coração:

“Quem de entre vós, com as suas preocupações, pode prolongar a duração da sua vida?” (Mt 6, 25-27).

No evangelho de São Lucas Jesus é ainda mais explícito quando afirma: “Tende cuidado para que as vossas vidas não fiquem pesadas devido ao excesso de preocupações” (Lc.21,34).

Graças à presença permanente do Espírito Santo no nosso coração nós podemos dispor da própria força de Deus e, deste modo, fazer maravilhas.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: