06 janeiro, 2009

DIÁLOGO COM CRISTO RESSUSCITADO-II

II-EM TI, A HUMANIDADE DEU UM SALTO QUALITATIVO

É verdade que a Humanidade vem do mundo animal por evolução. Mas depois da tua ressurreição, Senhor Jesus, o Homem já não se define como um animal racional, como fez Aristóteles e tantos outros depois dele.

Considerando a criação da Humanidade à imagem e semelhança de Deus e tendo presente a tua ressurreição, o ser humano tem de ser definido como um processo histórico de espiritualização cuja plenitude é a divinização.

Senhor Jesus Cristo, és a cabeça da Nova Humanidade e a cúpula da Criação restaurada (2 Cor 5,17-19).

És o selo da Nova e Eterna aliança. Graças a ti, Humanidade e Divindade são já inseparáveis.
Somos salvos na medida em que formamos um todo orgânico contigo.

Ninguém se salva sozinho. Só nos podemos salvar como ramos da videira unidos à cepa que és tu (Jo 15, 1-7).

É de ti que nos vem a seiva, isto é, o Espírito Santo que faz de nós ramos fecundos (Jo 15, 4-5).
Os que te odiaram cantaram vitória no momento da tua morte.

Não podiam imaginar que, o modo incondicional de te dares significava o início da vitória sobre a morte.

Como homem foste em tudo igual a nós, excepto no pecado. Viveste ao lado dos pecadores sem os considerares indignos da tua amizade.

Foi este o modo como nos revelaste o rosto da Divindade.O amor incondicional com que nos amaste foi a expressão da paixão de Deus por todos nós.

Inauguraste com todos os que te precederam na história, a festa da Comunhão humano-divina.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: