24 janeiro, 2009

MEDITANDO SOBRE O MISTÉRIO DO TEMPO-II

II-O TEMPO MARCA AS PESSOAS E AS COISAS

Como realidade condensada na vida, o tempo adquire um valor especial nessa unidade mais vasta a que damos o nome de ano.

O ano imprime as suas impressões digitais nas pessoas, ao ponto dos outros poderem ler em nós, e nós neles, os vestígios dessas impressões digitais.

É por isso que ao cruzarmo-nos com uma pessoa na rua, apercebemo-nos de modo natural e espontâneo se é um ser humano com cerca de vinte anos ou, se pelo contrário, tem quarenta, ou setenta.

Apesar de nos podermos enganar, a margem de erro é relativamente pequena. Também a Natureza, como mãe da vida, é harmoniosamente moldada pelo tempo em ciclos anuais.

Em cada ano, ela se veste para nós em tons de Primavera, Verão, Outono ou Inverno. O tecido físico da matéria e a marcha da História Humana também se estruturam com a dinâmica do tempo.

Quando queremos olhar a realidade com horizontes mais amplos, nós juntamos os anos em séculos ou milénios, a fim de medirmos melhor a acção do tempo no tecido da matéria ou no evoluir da História.

Se queremos medir o tempo dos circuitos e interacções dentro do sistema solar temos ainda o mês lunar ou o ano solar.

Além disso, os peritos também sabem medir em séculos ou milénios as marcas que os anos foram imprimindo na estrutura da matéria e na evolução histórica das Humanidade.

Ao nível das grandes dimensões cósmicas, os cientistas utilizam essa unidade imensa que é o ano-luz.

Os astrofísicos conseguem calcular os milhões ou triliões de quilómetros que nos separam das diversas estrelas através dessa unidade de medida gigante que é o ano-luz.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: