13 janeiro, 2009

BONDADE DE CORAÇÃO E ALEGRIA DE VIVER-I


I-O CORAÇÃO COMO PONTO DE EMERGÊNCIA ESPIRITUAL

A bíblia chama coração ao núcleo mais nobre do nosso ser espiritual. Trata-se de um núcleo dinâmico, o qual é o centro a partir do qual emerge a nossa identidade espiritual, pois é do coração que emergem as decisões e atitudes que estruturam o nosso ser interior.

O coração é o centro onde se forma a orientação fundamental da pessoa face ao amor.Jesus disse aos discípulos que é do coração que emergem as opções e escolhas que tornam o homem puro ou impuro.

A felicidade humana depende mais da qualidade do coração da pessoa, do que da sua beleza física.

Na verdade, um corpo bonito sem um coração sensato é uma fonte de infelicidade. É no íntimo do seu coração que a pessoa decide a qualidade das relações com Deus, com os outros seres humanos e com a natureza.

Maria diz no seu cântico do Magnificat, que Deus dispersa as pessoas de coração soberbo (Lc 1, 51).

Para Jesus, a participação da pessoa no Reino de Deus tem a ver com a qualidade do seu coração e não com estruturas, leis ou preceitos.

Eis o que diz São Paulo a este propósito: “O Reino de Deus não é uma questão de comida ou bebido, mas sim de justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Rm 14, 17).

Podemos dizer que enquanto Jesus viveu na terra o Reino de Deus estava apenas no interior de Jesus, pois o enxerto do Humano com o divino estava a acontecer apenas no seu íntimo.

Mas no momento da morte e ressurreição de Jesus, a interacção humano-divina passou para toda a Humanidade, graças à difusão do Espírito Santo.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: