18 janeiro, 2009

SABER ESTRUTURAR-SE COMO PESSOA-III

III-O HOMEM E O DINAMISMO DE DEUS

Deus não é um ser estático, sem início e sem fim. Pelo contrário, é de modo permanente o início e o fim, o Alfa e Ómega.

A divindade é Amor. Na pessoa do Pai, Deus é dom incondicional e sempre novo para o seu Filho: “Quero ser inteiramente para ti”.

Na pessoa do Filho, Deus é aceitação alegre e agradecida do dom do Pai: “Quero ser totalmente por ti, pois sei que o teu querer a meu respeito coincide totalmente com o que é melhor para mim”.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito é princípio animador de relações e vínculo de comunhão amorosa.

Criados à imagem de Deus, os seres humanos foram sonhados por Deus para serem membros da Família Divina: Fomos concebidos por Deus para sermos filhos em relação a Deus Pai e irmãos do Filho de Deus.

Esta incorporação é possível graças ao facto de fazermos um todo orgânico com Cristo. Na verdade, Jesus Cristo é Homem connosco e é Deus com o Pai e o Espírito Santo.

Com seu jeito maternal de amar, o Espírito Santo conduz-nos ao Pai que nos acolhe como filhos e ao Filho Eterno de Deus que nos acolhe como irmãos.

Na Carta aos Romanos, São Paulo descreve de modo muito bonito esta nossa incorporação na Família de Deus pelo Espírito (cf. Rm 8, 14-17).

Em cada pessoa a natureza humana emerge de modo único, original, irrepetível e capaz de amar.
Podemos dizer que Deus acolhe cada pessoa de modo adequado à sua originalidade, dando origem a uma relação totalmente nova com cada pessoa.

Na verdade, o Deus que nos salva é realmente um Deus sempre novo.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: