21 janeiro, 2009

A NOVIDADE PERMANENTE DE DEUS-III

III-SÓ O AMOR PODE CONHECER O ROSTO DE DEUS

Se Deus é uma comunhão trinitária, então o coração de Deus é um dinamismo de interacções amorosas, em cujo centro actua o Espírito Santo.

Na verdade, o jeito de ser do Espírito Santo é inspirar novidade na interacção amorosa do Pai com do Filho.

A bíblia diz que Deus é amor e que só podemos chegar ao conhecimento de Deus, amando (1 Jo 4, 7-8; 16).

Com o acontecimento da ressurreição de Cristo, a Humanidade passou a interagir de modo orgânico e intrínseco com o Espírito Santo.

Ele é o amor de Deus derramado nos nossos corações, diz São Paulo (Rm 5, 5). Graças ao jeito maternal de amar do Espírito Santo, nós somos incorporados por ele na Família de Deus.

São Paulo diz que nós somos filhos e herdeiros de Deus Pai, bem como irmãos e co-herdeiros com Jesus Cristo (Rm 8, 14-16).

A Primeira Carta de São João diz que Deus é amor (1 Jo 4, 7). Depois acrescenta que só através do amor podemos conhecer a realidade de Deus (1 Jo 4, 8; 16).

O conhecimento de Deus, portanto, não é uma mera actividade mental de tipo teórico, mas um jeito de nos relacionarmos com as pessoas divinas mediante a oração e a comunhão com Deus e os irmãos.

Isto é igualmente verdade para o conhecimento amoroso entre as pessoas humanas. Basta ver, por exemplo, como o conhecimento profundo dos esposos não resulta de uma mera actividade mental, mas pressupõe um entretecido de relações que culminam na comunhão amorosa.

A primeira Carta de São João insiste no aspecto relacional e amoroso do conhecimento de Deus.
Eis as suas palavras: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus.

Quem não ama não pode conhecer a Deus, pois Deus é amor” (1 Jo 4, 7). O conhecimento de Deus, na verdade, é sobretudo uma actividade do coração.

Com efeito, o conhecimento profundo das pessoas não se consegue através de um acto intelectual, mas sim através de relações de amor e comunhão.

Como o amor é uma novidade permanente, Deus é uma novidade permanente. A melhor maneira de sintonizarmos com o coração de Deus, é ter a mente e o coração aberto à novidade,
No livro do Apocalipse, Deus diz que faz as coisas todas novas (Apc 21, 5).

Como o Amor nunca envelhece, Deus é uma eterna juventude.

Em comunhão Convosco
Calmeiro Matias






Sem comentários: