29 janeiro, 2009

A ARTE DE EDUCAR E RESPEITAR A CRIANÇA-III


III-CRITÉRIOS QUE DEVEMOS TER PRESENTES

Não há muitas receitas para bem realizarmos esta tarefa. Mas podemos descobrir alguns princípios inspiradores:

É importante elogiar com moderação, a fim de evitar demasiada pressão sobre as crianças. O excesso de elogios cria nas crianças demasiadas expectativas, dando lugar à frustração, caso não consigam atingir os valores e as metas que insinuámos.

Não é bom empregar expressões que não correspondam à realidade. Não é bom discutir os comportamentos das crianças em sítios onde eles estejam a ouvir.

A discussão dos problemas comportamentais na frente das crianças cria nelas expectativas e ansiedade.

Lembremo-nos de que as crianças não sabem defender-se e tomam como verdade absoluta afirmações que possam ouvir sobre elas.

As crianças pensam que os comentários que ouvem sobre os seus comportamentos são uma verdade imutável e, portanto, não podem ser alterados.

É por esta razão que elas começam a agir de acordo com os comentários que ouviram.
Não entregue demasiadas responsabilidades e às crianças.

Elas necessitam de ser orientadas e conduzidas, a fim de se sentirem seguras. A criança tem pouca capacidade de escolha, pouca liberdade e responsabilidade, pois não é um adulto.

Mas é muito importante ir dando responsabilidades às crianças de acordo com as suas capacidades.

Esta é a maneira de possibilitar o crescimento da auto-estima autoconfiança da criança.

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

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