26 setembro, 2008

O ESPÍRITO SANTO E A ÁRVORE DA VIDA-II


II-A ÁRVORE DA VIDA É CRISTO RESSUSCITADO

O fruto da Árvore da Vida é o Espírito Santo, o qual capacita as pessoas para viver de modo fiel a aliança com Deus.

As pessoas que comem o fruto da Árvore da Vida descobrem que estão revestidos com a veste da Salvação: “E vi descer do Céu, a Cidade Santa, a Nova Jerusalém, preparada, qual noiva vestida e adornada para o seu esposo” (Apc 21, 2).

A Árvore da Vida, tal como a árvore proibida estava ao alcance do Homem. A simbologia das duas Árvores exprime de modo perfeito a realidade do livre arbítrio, isto é, a capacidade psíquica de optar pelo bem ou pelo mal.

Deus não pode substituir o Homem, pois este tem de optar, a fim de poder chegar a ser livre.
Deixando-se seduzir pela tentação, o Homem optou pelo caminho do fracasso.

A tentação é uma insinuação mental subtil e oculta sob o disfarce do bem, convidando o Homem a agir em sentido oposto à proposta de Deus.

Como consequência do pecado de Adão, o Paraíso foi fechado, ficando fora do alcance de Adão.
A Humanidade é introduzida por Adão no caminho do Malogro e do fracasso.

Como Deus é Amor infinito, não podia deixar de nos amar infinitamente. Através do mistério da Encarnação o Homem foi capacitado para retomar o caminho da sua realização e plenitude.

Deste modo, Deus colocou ao alcance do Homem a meta da Salvação. Na Sexta-feira Santa, a humanidade deu um salto de qualidade:

Jesus Cristo abriu o Paraíso e introduziu nele a Humanidade que o tinha precedido na História.
Eis as palavras de Jesus para o Bom Ladrão:

“Em verdade te digo: hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lc 23, 43). Em Jesus ressuscitado passámos a fazer parte da Árvore da Vida, tornando-nos ramos ligados à cepa da Videira e às suas raízes mais profundas: A Santíssima Trindade.

Por outras palavras, pelo mistério da sua morte e ressurreição Jesus abriu as portas do Paraíso à Humanidade e esta foi divinizada.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: