09 setembro, 2008

OLHAR A CRIAÇÃO E LOUVAR O CRIAODR-II

II-O UNIVERSO ESTÁ FAMINTO DE PLENITUDE

Ao iniciar a génese do Universo, Deus criou algo inacabado, faminto de futuro e sedento de realização.

O seu sentido do Universo está sempre no que ainda falta realizar. Podemos dizer que a Criação é um poema a crescer de modo permanente.

É por esta razão que nunca o conseguimos declamar de modo completo e acabado. Com o aparecimento da Humanidade, a Criação atinge o limiar da liberdade, essa capacidade maravilhosa que nos capacita para sermos tal e como desejamos ir sendo.

A liberdade capacita-nos também para interagir de modo criador com as coisas e os acontecimentos.

Os poemas humanos cantam a dor, as paixões e o amor. O poema de Deus é um hino cósmico cujo tema é a bondade, a liberdade e o amor.

Por ser para nós, a Criação foi concebida de modo a dar ao Homem a possibilidade de a completar.

O Universo em que habitamos é lógico e coerente. Tudo acontece segundo uma sequência de causas e efeitos onde não existe determinismo.

Eis a razão pela qual a nossa inteligência o pode compreender. O Universo é um entretecido de relações, apontando para uma convergência universal:

Átomo, Planeta, Sistema solar e Galáxia. Asteróide, Universo e Estrela Polar. Mas a menina dos olhos do Criador é a Humanidade, talhada para tomar parte na própria família de Deus.

Apesar de ainda ser imperfeita e estar inacabada, a pessoa humana já pertence à cúpula personalizada da Criação.

Com efeito, os seres humanos são pessoas capazes de fazer aliança e comungar com o seu Criador.

Graças a Jesus Cristo, a vida humana já tem sabor divino. Na verdade, já está ao alcance da Humanidade a possibilidade maravilhosa de pertencer à Humanidade.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: