21 setembro, 2008

DINAMISMO ESPIRITUAL DA PESSOA HUMANA-IV

IV-O PECADO DAS FORÇAS DESUMANIZANTES

No mundo em que vivemos, o pecado manifesta-se de muitos modos: É o egoísmo e a indiferença das pessoas em relação aos seus irmãos.

É o fabrico de armas monstruosas para destruir a vida humana. São as Guerras geradoras de catástrofes e morte.

Provocadas apenas por interesses económicos. A leviandade com que se brinca com o equilíbrio ecológico.

É o tráfico de drogas que, de modo gradual e progressivo, vão destruindo o equilíbrio de milhões de seres humanos.

É a distribuição injusta das riquezas, ao ponto de todos os dias causarem a morte pela fome de milhões de seres humanos.

É o abuso sexual de crianças, gerando distorções enormes nestes seres humanos, ao ponto de, muitas vezes, impedirem a sua realização e felicidade.

São as várias formas de violência, sobretudo a tortura e o comércio de seres humanos. É a exploração sexual de jovens de ambos os sexos.

É a pena de morte e a violação dos direitos humanos. É a distorção e manipulação da verdade levada a cabo pelos poderosos meios de comunicação social, pelos senhores da guerra e pelos poderosos grupos de pressão.

É o pecado social estruturado, impedindo os seres humanos de se realizarem como pessoas. É importante que os seres humanos tenham consciência de que impedir um ser humano de se realizar é mutilar a Humanidade.

Na verdade, a Humanidade está a emergir de modo único, original e irrepetível no concreto de cada pessoa humana.

Mas a vitória pertence à Humanidade, pois Jesus Cristo ressuscitado é a garantia do sucesso humano universal.

É verdade que o pecado não impede que o projecto de Deus aconteça, mas os ritmos negativos do pecado actuam nas sociedades como forças de bloqueio que atrasam a sua marcha para a Comunhão Universal do Reino de Deus.

Deus É uma comunidade de três pessoas. Isto quer dizer que ele toma partido pela vida pessoal.

O divino se enxertou no humano em Jesus Cristo, a fim de as pessoas humanas encontrarem a sua plenitude com as pessoas divinas.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: