06 setembro, 2008

O ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO-II

II-MOLDA EM NÓS UM CORAÇÃO NOVO

Após a ressurreição de Jesus, diz o evangelho São João, o Espírito Santo passou agir no nosso coração à maneira de uma nascente de Água Viva que faz jorrar Vida Eterna no nosso coração (Jo 7, 37-39).

A Vida Eterna é, portanto, a vidada graça, isto é, a seiva que vem da cepa da videira para os ramos, tornando-os fortes e fecundos (Jo 15, 4-5).

Só podemos tomar parte na festa do Reino de Deus se nascermos de novo pelo Espírito Santo (Jo 3, 6).

De tal maneira a sua missão é central no projecto salvador de Deus que o pecado contra o Espírito Santo é o único que não tem perdão (Mt 12, 31-32, Mc 3, 29; Lc 12, 10-12).

Pecar contra o Espírito Santo é negar o bem evidente, atribuindo-o às forças do mal. Procedendo deste modo, as pessoas estão a resistir à Verdade, pois só o Espírito Santo nos pode conduzir à verdade plena, diz Jesus no evangelho de São João (Jo 14, 26).

O Livro dos Actos dos Apóstolos diz que os judeus que martirizaram o diácono Estêvão não conseguiam resistir à sabedoria do Espírito santo que falava nele (Act 6, 10).

Depois acrescenta que os discípulos de Jesus, após a Páscoa, viviam repletos da consolação do Espírito Santo (Act 9, 31).

O Espírito Santo é quem realiza em nós o perdão do pecado, fazendo que o nosso coração passe da condição de egoísmo para a relação fraterna da comunhão e da partilha.

A Carta a Tito confirma isto dizendo que fomos purificados pelo poder regenerador do Espírito Santo que Cristo derramou sobre nós (Tt 3, 5-6).

O Espírito Santo dá-nos a Sabedoria que nos capacita para saborear o dom da salvação de Deus (Heb 6, 4).

São Paulo diz que a sua pregação era eficaz, não por ser fruto do saber humano, mas por ser uma demonstração do Espírito Santo (1 Cor 2, 4).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: