06 setembro, 2008

O ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO-IV

IV-CONDUZ-NOS À COMUNHÃO COM DEUS

A Carta aos Romanos diz que o Espírito Santo é a força ressuscitadora de Cristo a actuar em nós (Rm 8,11).

A Segunda Carta aos Coríntios diz que o Espírito Santo é o coração da Nova Aliança assente, não na letra que mata, mas no Espírito que dá vida (2 Cor 3, 6).

A Primeira Carta de São João diz que o Espírito Santo é a semente de Deus a germinar vida divina nosso íntimo (1 Jo 3, 9).

É o dom da plenitude dos tempos que Deus Filho nos concede através da Encarnação, o enxerto do divino no humano que possibilitou a nossa divinização.

É o Espírito Santo que alimenta a união orgânica que nos liga a Cristo, como os ramos da videira estão unidos à cepa da qual recebem a vida (Jo 15, 1-8).

Mesmo que o nosso ser exterior se vá degradando e envelhecendo com a idade, diz São Paulo, o nosso interior vai-se robustecendo cada dia mais graças à acção do Espírito Santo (2 Cor 4, 16).

Isto deve-se ao facto de o Homem Novo estar a nascer todos os dias pela acção do Espírito Santo, como disse Jesus a Nicodemos (Jo 3, 3-3-6).

A sua presença situa-se no nosso coração formando a nossa interioridade máxima, isto é, a presença da transcendente do divino que é mais interior a nós que nós mesmos.

Podemos dizer que o Espírito Santo elegeu o nosso coração como ponto de encontro de Deus connosco e de nós com Deus.

É no nosso coração, diz a Primeira Carta aos Coríntios que o Espírito Santo habita como num templo.

Eis as suas palavras: “Não sabeis que sois templo do Espírito Santo que habita em vós porque o recebestes de Deus? É por esta razão que já não vos pertenceis” (1 Cor 6, 19; cf. 3, 16).

O Espírito Santo está presente em todas as interacções da Comunhão Universal do Reino de Deus.

Ele é a presença que nos reconcilia com Deus e faz de nós uma Nova Criação, diz a Segunda Carta aos Coríntios (2 Cor 5, 17-19).

É o Espírito santo que ilumina os corações dos não cristãos, capacitando-os para acolher a Palavra de Deus quando esta lhes é anunciada (Act 10, 44-45).

Só com a iluminação do Espírito Santo podemos vislumbrar a felicidade que nos espera no Reino de Deus.

A sua presença no nosso íntimo faz-nos saborear a verdade do Evangelho. Sem a presença eficaz do Espírito Santo a pregação dos evangelizadores não passa de um conjunto de sons sem força transformadora.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: