28 agosto, 2009

HINO A JESUS CRISTO RESSUSCITADO


Jesus Cristo Ressuscitado,

És o senhor da Vida, pois venceste a morte no próprio acto de morrer. Edificaste sobre o alicerce do amor e por isso a tua tenda não foi destruída pelos vendavais que a ameaçavam.

Como te deste de modo incondicional, não podias terminar no vazio da morte.

De ti nos vem o Espírito Santo que nos incorpora na comunhão universal do Reino de Deus cujo coração és tu.

Apesar de seres homem connosco também pertences à esfera de Deus. A tua interioridade humana está organicamente ligada à interioridade divina do filho Eterno de Deus. O vínculo que une e dinamiza esta interacção humano-divina é o Espírito Santo.

Por outras palavras, Jesus de Nazaré, o pilar humano da tua realidade, faz um com o Filho Eterno de Deus, não por se fundirem ou misturarem, mas porque interagem de modo directo.

Tu és o Cristo de Deus. A tua realidade assenta em dois pilares que fazem uma unidade orgânica no Espírito Santo.

Esta união orgânica é semelhante à união orgânica que existe entre Deus Pai e o Filho Eterno de Deus, os quais fazem uma união orgânica no Espírito Santo.

No evangelho de São João tu mesmo dizes isto quando afirmas: “Eu e o Pai somos Um” (Jo 10, 30).

Jesus Cristo Ressuscitado,
Tu és o Senhor do Universo e a Cabeça da Nova Criação. Com a tua ressurreição chegou o fim dos tempos, isto é, o fim da gestação e o começo do parto que deu origem ao nascimento do Homem Novo.

Eis as palavras de São Paulo a este respeito: “Se alguém está em Cristo é uma Nova Criação. Passou o que era velho.

Tudo isto nos vem por Deus que, em Jesus Cristo nos reconciliou consigo, não levando mais em conta os pecados dos homens.

Por seres homem connosco pertences à comunhão humana universal.

Jesus Cristo Ressuscitado,
Por seres Deus com o Pai e o Espírito Santo, pertences à união orgânica da Santíssima Trindade.

És do lado de Deus e do lado Homem. Como Cristo, o teu rosto tem uma face humana e outra divina.

O Humano e o divino, em ti, interagem de modo directo e definitivo.

Esta é a razão pela qual tu és o único medianeiro entre Deus e o Homem (1 Tm 2, 5).

Elegeste a Humanidade como alvo do teu amor, dando a vida por ela. Por isso edificaste uma morada no coração de todos os seres humanos.

Viveste a nossa condição de homens em construção, por isso sintonizas plenamente connosco.

Em ti, a dimensão divina não anula a humana, pois Deus e o Homem não são concorrentes mas cooperantes e convergentes.

És a garantia de que o Divino, ao tocar o Humano, não o anula. Pelo contrário, optimiza-o, capacitando-o para dar frutos de Vida Eterna.

E assim nos asseguras que o humano será assumido no divino, sem o mutilar ou empobrecer.

Esta seiva é o Espírito Santo que, a partir da tua morte e ressurreição, nos é comunicado de modo intrínseco, como uma Água Viva que faz brotar em nós uma fonte de Vida eterna (Jo 7, 37-39).

Jesus Cristo Ressuscitado,

Só através de ti podemos atingir a divinização, sendo incorporados na Família Divina como filhos em relação a Deus Pai e irmãos em relação ao Filho Deus.

Após a Encarnação, os seres humanos foram enriquecidos como os ramos de limoeiro, frágeis e doentes, são enriquecidos pela seiva da laranjeira vigorosa depois de nela terem sido enxertados.

Jesus Cristo Ressuscitado,
Tu mereces a gratidão de todas as gerações, pois abriste à Humanidade as portas do Paraíso fechadas por Adão.

Foi isto mesmo que disseste ao Bom Ladrão, como relata o evangelho de São Lucas (Lc 23, 43).

Em ti, o Humano e o Divino estão unidos para sempre. Por isso estamos salvos na medida em que formamos um todo orgânico contigo.

Tu disseste que a nossa união contigo é semelhante à união que existe entre a cepa da videira e os ramos (Jo 15, 1-7).

A nossa vida será fecunda, acrescentaste tu, se estivermos unidos a ti como os ramos da videira estão unidos à cepa (Jo 15, 4-5).

A fé cristã diz-nos que todos os seres humanos que se salvam, salvam-se em Jesus Cristo, sejam cristãos ou não.

Com os teus ensinamentos e o teu jeito de viver introduziste na marcha da História uma dinâmica de libertação, à qual se opuseram os opressores do teu tempo.

No momento da tua morte, os teus inimigos cantaram vitória. Na verdade, eles não podiam imaginar que, esse momento, significava a vitória da vida sobre a morte.

Como homem foste em tudo igual a nós excepto no pecado. Viveste ao lado dos outros homens sem os considerar inferiores ou indignos da tua amizade.

A tua acção era a expressão da vontade de Deus, revelando-nos deste modo o rosto e o coração bondoso do nosso Pai do Céu.

Na verdade, o amor com que nos amaste foi a expressão da paixão de Deus por todos nós.

Por isso, no momento da tua ressurreição, inauguraste com os que te precederam na história, a festa da Comunhão Universal.

Unidos a todos os que ressuscitaram contigo, nós proclamamos atua grandeza dizendo:
Glória a ti, Jesus Cristo Ressuscitado!

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: