03 agosto, 2009

ESPÍRITO SANTO E MATURIDADE DE FÉ-II


II-ESPIRITO SANTO E MATURIDADE DE FÉ

A Fé Cristã confere aos crentes os horizontes mais amplos e profundos que é possível ter para saborear o sentido da vida, da História, e do Universo.

Para se tornar adulto na fé, o cristão precisa de a alimentar com os conteúdos da Palavra de Deus.

Mas a vida cristã não se esgota no conhecimento dos conteúdos doutrinais da fé. Por outras palavras, a vida cristã não é apenas uma questão de conhecimentos doutrinais.

Um crente que toma Deus e os conteúdos da fé a sério tem de viver de acordo com essa fé.

O cristão que toma a Palavra de Deus a sério tem de correr tenho de correr procurando viver em harmonia com aquilo em que acredita.

Eis o que diz a Carta aos Efésios: “Não andeis como os gentios, na futilidade dos seus pensamentos, com o entendimento obscurecido, alienados da vida de Deus devido à ignorância e à dureza de coração” (Ef.4,18).

Somos seres em construção a todos os níveis do nosso ser, incluindo o espiritual. Um cristão é tanto mais adulto na fé quanto mais agir em conformidade com as propostas do amor, o mandamento que nos é proposto por Jesus:

“Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei.
As pessoas saberão que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros” (Jo 13, 34-35).

Graças ao facto de o Espírito santo habitar em nós, é possível viver em comunhão com as pessoas divinas e amarmos os nossos irmãos

São Paulo diz que o Espírito Santo que é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

O Espírito Santo convida-nos a fazer opções na linha do amor, a fim de nos moldar e configurar com Cristo.

Um crente será tanto mais adulto na vida cristã quanto mais identicado estiver com Jesus no seu jeito de agir.

Podemos ter a certeza de que as nossas decisões, escolhas, e opções de vida são o grande modelador do que seremos na comunhão da Família de Deus.

A Fé confere-nos os horizontes e os critérios para agirmos no sentido de conseguirmos o melhor, como diz o evangelho de Marcos:

“Se acreditas, todas as coisas são possíveis para o que acredita” (Mc.9,23). A fé converte-nos em crentes, capacitando-nos para termos sucesso nas nossas realizações.

Mas isto é um dom que nos é inspirado pelo Espírito Santo: “Jesus abriu-lhes a mente, a fim de entenderem as Escrituras” (Lc 24, 45).

Todas as coisas são possíveis para aqueles que tomam Deus a sério: Eis o que Jesus diz: “Se tiveres fé nada será impossível para ti” (Mt 17, 21).

Depois acrescenta: “Faça-se segundo a tua fé” (Mt 9, 29). Mas Tenhamos sempre presente que o Deus que está em nós e por nós nunca está em nosso lugar.

Por outras palavras, o Deus que nos possibilita nunca nos substitui. Quando agimos movidos pela Fé, o nosso pensamento e a nossa acção ficam em sintonia com Deus, diz São Paulo:

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir sobre o que é bom, perfeito e agradável a Deus” (Rm 12, 2).

Eis a razão pela qual é tão importante criarmos espaços de silêncio e diálogo com Deus sobre os nossos planos e objectivos, como nos aconselha a Carta aos Gálatas:

“Se vivemos pelo Espírito, pautemos também a nossa vida pelo Espírito” (Gal 5, 25). É verdade que a que á fé faz maravilhas. Mas também é verdade que, sem fé, não há milagres.

Eis o que aconteceu um dia a Jesus quando foi a Nazaré: “E não fez ali muitos milagres por causa da incredulidade deles” (Mt 15, 38; Mc 6, 6).

Se tiveres fé nada será impossível para ti, disse Jesus (Mt 17, 21).



Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias



Sem comentários: