22 agosto, 2009

CRISTO E A NOVA HUMANIDADE- II


II-O HOMEM NOVO E A VERDADE

Jesus disse que o Homem está talhado para a verdade. A fonte da Verdade é Deus e o Espírito Santo é quem nos conduz no crescimento da mesma Verdade.

Eis as palavras de Jesus: “Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo e há-de recordar-vos tudo o que eu vos disse” (Jo 14, 26).

A verdade é a compreensão e enunciação correcta e adequada da realidade de Deus, do Homem, da História e do Universo.

Por ser modelado pelo Espírito Santo, o Homem Novo emerge em conformidade com Cristo que é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14, 6).

Deus chama-nos a ser construtores do Homem Novo, confiando em Jesus Cristo que é a fiel e verdadeiro.

Na verdade, a Palavra de Jesus coincidia com a verdade de Deus. Eis o que diz o evangelho de São João:

“A graça e a verdade vieram-nos por Jesus Cristo” (Jo 1, 17). Jesus disse a Pilatos que a sua missão é comunicar a verdade aos seres humanos:

“Para isto nasci e para isto vim ao mundo: dar testemunho da verdade, pois quem é da verdade escuta a minha voz” (Jo 18, 37-38).

A fidelidade e a veracidade de Deus são a razão fundamental da nossa confiança. Segundo a Bíblia, as verdades fundamentais emergem e amadurecem no nosso coração.

É certo que a inteligência, ajudada pelas ciências e a filosofia é capaz de atingir aspectos importantes da verdade.

No entanto, a ciência sem a sabedoria não atinge a raiz mais profunda da verdade. Isto significa que a ciência, sem a sabedoria, sofre de uma profunda ambiguidade. Tanto pode servir para o bem como para o mal.

Bem sabemos como as maiores conquistas da ciência serviram para matar milhões de seres humanos.

A bíblia diz que é no coração que a verdade lança as suas raízes mais profundas. O coração é o núcleo mais nobre da interioridade espiritual da pessoa.

É a partir do coração que emergem as decisões, as opções e os projectos para fazer o bem ou o mal.

É no coração que decidimos realizar o Homem Novo em colaboração com Deus ou impedir que este possa emergir.

É no nosso coração que o Espírito Santo faz emergir a sabedoria do alto, a qual nos capacita para agirmos em conformidade com a vontade de Deus.

Graças à revelação, os seres humanos podem saborear o pleno sentido da Vida humana e o lugar do Homem no plano de Deus.

O que fecham a mente à Palavra de Deus e o coração à acção do Espírito Santo não conseguirão saborear os horizontes da verdade.

Vejamos o que diz São Paulo: “Nós ensinamos a sabedoria, mistério oculto que Deus, antes dos séculos, predestinou para nossa felicidade.

Nenhum dos senhores deste mundo a conheceu, pois se a tivessem conhecido não teriam crucificado o Senhor da glória.

Mas como está escrito, o que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração humano não pressentiu, Deus o preparou para aqueles que o amam.

A nós porém, Deus o revelou por meio do Espírito Santo, pois o Espírito tudo penetra, mesmo as profundezas de Deus” (1 Cor 2, 7-10).

Pilatos interrogou Jesus o que é a verdade. Mas Jesus calou-se e não disse nada. Isto quer dizer que Pilatos não tinha o coração preparado para atingir a raiz mais profunda da verdade.

De tal modo a verdade de Jesus coincidia com a verdade de Deus, que Jesus se identificou totalmente com a vontade do Pai:

“Jesus respondeu-lhe: há tanto tempo que estou convosco e não me conheceis, Filipe? Quem me vê, vê o Pai!” (Jo 14, 5-9).

Após a ressurreição de Jesus, o coração dos Apóstolos só ficou preparado para acolher a verdade da revelação:

“Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade que procede do Pai, e que eu vos enviarei, ele dará testemunho em meu favor” (Jo 15, 26).

Guiados pelo Espírito Santo, os discípulos puderam atingir a raiz profunda da Verdade que Cristo tinha vindo a Comunicar:

“Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não sois capazes de as compreender por agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa” (Jo 16, 12-13).

Jesus disse que só a Verdade torna o Homem verdadeiramente livre:“Se permanecerdes na minha Palavra sereis meus discípulos.

Então conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres” (Jo 8, 31-32). O evangelho de São João diz que a graça e a verdade nos vieram por Cristo (Jo 1, 14. 17).

Os que agem de acordo com a Verdade, diz Jesus, aproxima-se da luz, a fim de que se veja que as suas obras são feitas em Deus (Jo 3, 21).

A primeira Carta a Timóteo diz que a vontade de Deus é que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da Verdade (1 Tim 2, 4).

É esta a meta do Homem Novo. Jesus Cristo é o único medianeiro entre Deus e o Homem, acrescenta a mesma Carta a Timóteo (1 Tim 2, 5).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: