07 abril, 2009

O MODO DE DEUS NOS ACOLHER COMO FAMÍLIA-II

II-O MODO DE O ESPÍRITO SANTO NOS ACOLHER

Como ternura maternal de Deus, o Espírito Santo é, no nosso íntimo, uma presença maternal compreensiva, pronta a servir, dedicada, generosa e gratuita.

Com seu jeito maternal de amar, está sempre atento e disposto a aperfeiçoar os elos de comunhão com Deus.

Faz-nos exultar como filhos agradecidos, tal como aconteceu com Jesus. Eis o que diz o evangelho de São Lucas: “Nesse mesmo instante, Jesus exultou de alegria sob a acção do Espírito Santo e disse:

“Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, pois escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, mas revelaste-as aos simples e pequeninos. Sim, Pai, é este o teu agrado” (Lc 10, 21).

O Espírito Santo é o Consolador que nos dá ânimo e força para anunciarmos a Boa Nova da ressurreição.

Ele é o vínculo maternal que nos liga de modo orgânico a Cristo, fazendo de nós membros do corpo cuja cabeça é Cristo (1 Cor 10, 17; 12, 27).

É pelo Espírito Santo que nascemos de novo para a Família Divina (Jo 3, 3-6). Ele é a semente da vida divina em nós (1 Jo 3, 9).

É o grande dom do Pai do Céu (Lc 11, 13), Ele é o Consolador que nos inspira e dá força nos momentos de grande aflição (Mt 10, 20).

É Ele que nos capacita e dá força para testemunharmos Cristo ressuscitado (Act 4, 31). É o mestre que explica o sentido da Palavra de Deus no íntimo do nosso coração.

É ele que nos faz compreender o plano salvador de Deus (Ef 3, 3-5). Faz cair dos olhos da nossa mente as sombras que nos impedem de ver com clareza a verdade de Deus e do Homem.

Estas sombras são para a mente o que as cataratas são para os olhos, isto é, obstáculos que nos impedem de ver o essencial.

O Livro dos Actos dos Apóstolos, diz que estas sombras eram como que escamas que obscureciam o olhar de São Paulo.

É o Espírito Santo quem faz cair nos nossos olhos essas escamas, dando-nos a possibilidade de ver com clareza o plano de Deus (Act 9, 18).

Em Comunhão convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: