O Resto Fiel será reunido dos quatro cantos da Terra, a fim de formar o Reino Messiânico. A ira daquele dia não os atingirá (Mc 13, 26).
Os judeus que troçam do anúncio da Segunda vinda do Senhor formam parte dos ímpios reservados para o dia da ira (2 Pd 1, 16-17).
O Senhor não tarda em chegar. Os ímpios serão castigados pelo fogo, tal como aconteceu aos habitantes de Sodoma (2 Pd 2, 7-8).
Se o Senhor demora um pouco mais, isso deve-se ao facto de o tempo, para Deus, não contar do mesmo modo que para os homens.
Um dia diante de Deus é como mil anos diante dos homens (2 Pd 3, 8-10). Esta afirmação da Segunda carta de Pedro vai ser mal interpretada, dando origem tanto ao milenarismo do Apocalipse como à ideia de que o Senhor viria no ano mil.
Deus tem atrasado um pouco a Segunda vinda de Cristo, a fim de possibilitar que se salve o maior número possível (2 Pd 3,3).
Após a destruição final operada pelo fogo, Deus criará novos céus e uma nova terra onde habitará a justiça.
Por outras palavras, apenas os justos habitarão o Reino de Deus (2 Pd 3, 13).O Livro do Apocalipse consegue fazer uma síntese genial dos textos apocalípticos do Antigo e do Novo Testamento.
Com uma variedade enorme de textos, o apocalipse consegue estruturar um esquema ordenado, lógico e cheio de esperança para os crentes que, neste período, já estão a ser perseguidos e martirizados.
Uma vez entronizado no Céu, o Senhor ressuscitado vai regressar muito em breve para estabelecer o reino messiânico sobre a terra.
No dia da sua vinda, o Senhor Ressuscitado aparecerá sobre as nuvens do Céu. Todos os olhos o hão-de ver (Apc 1, 7).
Os cristãos perseguidos e atormentados têm de esperar só mais um pouco (Apc 1, 9). Os que cristãos que estão a sofrer nas prisões serão afligidos por poucos dias mais (Apc 2, 10-11).
Estes escaparão no dia da ira que se avizinha, o qual será de punição para todo o mundo (Apc 3, 10).
Calmeiro Matias
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