01 abril, 2009

O FINAL DA HISTÓRIA NO NOVO TESTAMENTO-III

III-NA VERDADE O SENHOR VIRÁ

O Resto Fiel será reunido dos quatro cantos da Terra, a fim de formar o Reino Messiânico. A ira daquele dia não os atingirá (Mc 13, 26).

Os judeus que troçam do anúncio da Segunda vinda do Senhor formam parte dos ímpios reservados para o dia da ira (2 Pd 1, 16-17).

O Senhor não tarda em chegar. Os ímpios serão castigados pelo fogo, tal como aconteceu aos habitantes de Sodoma (2 Pd 2, 7-8).

Se o Senhor demora um pouco mais, isso deve-se ao facto de o tempo, para Deus, não contar do mesmo modo que para os homens.

Um dia diante de Deus é como mil anos diante dos homens (2 Pd 3, 8-10). Esta afirmação da Segunda carta de Pedro vai ser mal interpretada, dando origem tanto ao milenarismo do Apocalipse como à ideia de que o Senhor viria no ano mil.

Deus tem atrasado um pouco a Segunda vinda de Cristo, a fim de possibilitar que se salve o maior número possível (2 Pd 3,3).

Após a destruição final operada pelo fogo, Deus criará novos céus e uma nova terra onde habitará a justiça.

Por outras palavras, apenas os justos habitarão o Reino de Deus (2 Pd 3, 13).O Livro do Apocalipse consegue fazer uma síntese genial dos textos apocalípticos do Antigo e do Novo Testamento.

Com uma variedade enorme de textos, o apocalipse consegue estruturar um esquema ordenado, lógico e cheio de esperança para os crentes que, neste período, já estão a ser perseguidos e martirizados.

Uma vez entronizado no Céu, o Senhor ressuscitado vai regressar muito em breve para estabelecer o reino messiânico sobre a terra.

No dia da sua vinda, o Senhor Ressuscitado aparecerá sobre as nuvens do Céu. Todos os olhos o hão-de ver (Apc 1, 7).

Os cristãos perseguidos e atormentados têm de esperar só mais um pouco (Apc 1, 9). Os que cristãos que estão a sofrer nas prisões serão afligidos por poucos dias mais (Apc 2, 10-11).

Estes escaparão no dia da ira que se avizinha, o qual será de punição para todo o mundo (Apc 3, 10).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: