01 abril, 2009

O FINAL DA HISTÓRIA NO NOVO TESTAMENTO-II


II-A VINDA DE JESUS RESSUSCITADO

Os discípulos vão interpretar a Segunda vinda de Jesus Cristo como a realização do anunciado pelos profetas sobre o dia da ira.

São Paulo diz que os cristãos constituem o resto fiel que escapará à destruição que terá lugar no dia da ira:

“Jesus ressuscitou dos mortos e livrou-nos da ira futura” (1 Tes 1, 10). Naquele dia, o Resto Fiel vai ao encontro do Senhor nos ares, ficando para sempre com ele (1 Tes 4, 14-17).

O dia do Senhor virá como um ladrão, surpreendendo os desprevenidos (1 Tes 5, 2). Os fiéis aspiram pelo dia do Senhor, pois sabem que Deus não os reservou para a ira, mas para a salvação em Jesus Cristo ressuscitado (1 Tes 5, 9).

São Lucas depois de descrever os acontecimentos trágicos do dia da ira, convida os cristãos a alegrarem-se, pois esse é o dia da libertação para o resto fiel:

“Quando estas coisas começarem a acontecer, cobrai ânimo e alegrai-vos, pois a vossa redenção está próxima” (Lc 21, 28).

O Senhor vai vir em chamas de fogo fazer justiça e punir os que se opõem ao Evangelho de Cristo (2 Tes 2, 6-8).

Os crentes surgirão junto de Cristo revestidos de glória (Flp3, 1-4). Os judeus, ao rejeitarem o Evangelho, estão a aumentar o seu castigo no dia da ira (Rm 2, 5-6).

Nesse dia todas as nações serão punidas, escapando apenas o resto fiel (Mc 14, 62-64). Na verdade, esse será o Será o dia do juízo implacável de Deus (Mc 13, 15-20).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: