28 abril, 2009

O LUGAR DA ESPERANÇA NA VIDA CRISTÃ-III

III- A ESPERANÇA CRISTÃ GERA SEGURANÇA

A fé, a esperança e a caridade constituem os pilares da vida cristã. São chamadas as virtudes teologais por terem como fundamento a Palavra de Deus.

O cristão distingue-se dos outros seres humanos pela vida teologal. As virtudes teologais interagem entre si e crescem ao mesmo ritmo.

Por outras palavras, O que distingue um cristão dos não cristãos é o facto de o cristão, graças à Palavra de Deus fica capacitado para olhar a realidade e a vida com os critérios de Deus.

A esperança ajuda o cristão a ver os sofrimentos e a morte como acontecimentos têm sentido dentro do plano da salvação.

Tenho a certeza, diz São Paulo, que os sofrimentos do tempo presente nada são em comparação com a alegria e a felicidade que teremos no futuro junto de Deus (Rm 8, 18).

Graças aos horizontes da esperança, os cristãos já celebram no tempo a plenitude da Vida Eterna.

A nossa esperança dá-nos a certeza de que a História da Humanidade faz parte de um plano de amor.

A Palavra de Deus garante-nos que o Homem não está a caminhar para o vazio da morte.
Deus tem um projecto de salvação para a Humanidade.

Eis as palavras do profeta Jeremias a este respeito: “Conheço muito bem os planos que fiz para vós, diz o Senhor.

Fiz planos para crescerdes e terdes sucesso, e não para fracassardes ou serdes destruídos. O meu plano é fazer que tenhais um futuro bom. Tende confiança em mim, diz o Senhor.

Quando eu vos der as coisas boas que penso dar-vos, vós chamareis por mim, far-me-eis a vossa oração e eu escutar-vos-ei” (Jer 29, 11-12).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: