15 outubro, 2009

A PALAVRA DE DEUS COMO FONTE DA VERDADE-II

II-O EVANGELHO E A VERDADE

A vontade de Deus é que os seres humanos cheguem à Verdade e à Salvação, diz a Primeira Carta a Timóteo:

“Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tim 2,4).

São Paulo dizia que a sua missão era anunciar o Evangelho que é a Palavra da Verdade (Col 1, 5).

Face à atitude de desconfiança de São Pedro para em relação aos pagãos, leva são Paulo a enfrentá-lo e a dizer-lhe que ele não estava a caminhar segundo a Verdade do Evangelho (Gal 2, 14).

Aqueles que dizem conhecer Jesus mas não guardam os seus mandamentos, diz a Primeira Carta de São João, são mentirosos e a verdade não está neles (1 Jo 2, 4).

A mente e o coração dos seres humanos estão moldados para a verdade. A bíblia diz que o ser humano, ao agir de acordo com a verdade, estrutura-se como pessoa verdadeira.

A inteligência, orientada pelas ciências e a filosofia, é capaz de atingir aspectos importantes da verdade.

Mas não basta a inteligência para atingirmos a verdade que edifica a liberdade e o amor. A Palavra de Deus faz emergir no coração das pessoas que a acolhem aquilo a que São Paulo chama a Sabedoria que vem do Alto.

Trata-se da capacidade de saborear a realidade com os critérios do Espírito Santo que habita no nosso coração.

Podemos dizer que a ciência sem a sabedoria é ambígua e pode até ser fonte de desumanização da História da Humanidade.

De facto, a História demonstra que a ciência sem a luz da Sabedoria, já serviu para destruir muitos milhões de seres humanos.

Sem a Sabedoria a ciência carece de critérios para olhar o Homem a História e o cosmos como um projecto talhado para o amor.

A verdade, como vimos acima, é a compreensão e enunciação adequada da realidade de Deus, do Homem, da História e do Universo.

Isto quer dizer que o Homem, só por si, não consegue atingir a verdade plena. Graças à luz da revelação, o Homem já pode saborear o pleno sentido da Vida humana e do Cosmos no projecto criador e salvador de Deus.

A primeira Carta aos Coríntios diz que os senhores do mundo se fecharam à revelação, acabando por ficar privados da Verdade de Deus.

“Nós ensinamos a sabedoria de Deus, diz São Paulo, mistério oculto e que Deus, antes dos séculos, predestinou para nossa glória.

Nenhum dos senhores deste mundo a conheceu, pois se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória.

Mas como está escrito, o que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração humano não pressentiu, Deus o preparou para aqueles que o amam.

A nós porém, Deus o revelou por meio do Espírito Santo, pois o Espírito tudo penetra, mesmo as profundidades de Deus” (1 Cor 2, 7-10).

Pilatos perguntou a Jesus o que é a Jesus o que é a verdade. Jesus não respondeu, pois Pilatos tinha a verdade mesmo diante dos olhos e não a reconheceu.

Jesus disse de si mesmo: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6). Pilatos não tinha o coração preparado para acolher a Sabedoria que conduz à Verdade.

Jesus disse aos Apóstolos que após a ressurreição o Espírito Santo os ajudaria atingir o horizonte mais profundo da Verdade:

“Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não sois capazes de as compreender por agora.

Quando ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa” (Jo 16, 12-13).

Jesus não deu esta resposta a Pilatos, pois este pertencia aos senhores do mundo, os quais não têm acesso pleno à verdade.

A Verdade acontece em dinâmica de relações, pois trata-se não apenas de compreensão, mas também de enunciação e interacção.

Jesus disse aos judeus que acreditaram nele: “ Se permanecerdes na minha Palavra sereis meus discípulos.

Então conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres” (Jo 8, 31-32). Jesus é o Verbo de Deus.

Ao contrário do substantivo estático, o Verbo é dinâmico e vai estruturando as pessoas de acordo com o que significa.

O evangelho de São João diz que a Graça e a Verdade nos vieram por Jesus Cristo (Jo 1, 14. 17).
A graça é, naturalmente o dom do Espírito que nos dá a Vida Nova.

Por outras palavras, a Verdade é a Palavra que, no evangelho de São João se identifica com o próprio Jesus Cristo (Jo 1, 1-3).

A primeira Carta de Pedro diz que a Palavra da Verdade nos purifica do pecado (1 Pd 1, 22).

Jesus garante aos discípulos que eles estão limpos graças à Palavra que lhes foi comunicada e eles acolheram:

“Quem tomou banho não precisa de lavar senão os pés, pois está todo limpo. Vós estais limpos, mas não todos, devido à Palavra que vos anunciei” (Jo 13, 10).

A pessoa que se conduz pela Verdade está em sintonia com Deus: As pessoas que se conduzem pela Verdade, diz o evangelho de São João, aproximam-se da luz, a fim de que as suas obras possam ser vistas, pois são feitas em Deus (Jo 3, 21).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: