30 novembro, 2008

SÃO PAULO E A REDENÇÃO EM JESUS CRISTO-IV

IV-JESUS É A CABEÇA DA NOVA CRIAÇÃO

No entanto, para São Paulo e o Novo Testamento, Jesus é sobretudo o Filho amado do Pai que faz de nós membros da Família de Deus.

Ele é a cabeça da Nova criação. Cabe-lhe o papel de Senhor da Humanidade restaurada. Ele é o Novo Adão plenamente fiel, ao contrário do primeiro Adão que foi infiel.

É por esta razão que ele se torna a cabeça do Homem Novo e o princípio de uma Nova Criação (Col 1, 15-20).

Apesar de ser imagem perfeita de Deus, diz a Carta aos Filipenses, Jesus Cristo não reivindicou igual a Deus.

Pelo contrário, assumiu a sua condição de Servo fiel à missão que Deus lhe confiou. Por isso foi exaltado e constituído protótipo e modelo em vista do qual todas as coisas foram criadas e no qual todas encontram a própria plenitude (Flp 2, 6-11).

Assim como pelo Adão infiel veio a perdição, diz a Carta aos Romanos, pelo Adão fiel veio a Redenção do homem pecador (Rm 5, 17-19).

São Paulo diz que a paixão de Jesus obteve a salvação para a Humanidade, pois Deus, ao vê-lo sofrer tomou partido por ele ressuscitando-o.

Ao ressuscitar Jesus, todos nós tomámos parte na sua ressurreição, pois fazemos uma única Humanidade com ele:

“Se nós pregamos que Cristo ressuscitou dos mortos, como é que alguns de vós dizem que não há ressurreição dos mortos?

Se não há ressurreição dos mortos, então Cristo também não ressuscitou” (1 Cor 15, 12-13).
Segundo São Paulo, em Jesus Cristo morto e ressuscitado os seres humanos tornaram-se filhos agradáveis a Deus (Rm 3, 25).

Como a Humanidade é uma unidade orgânica, São Paulo insiste que a distorção operada no Homem pelo primeiro Adão, é corrigida pelo segundo.

Do primeiro Adão, herdámos a morte. Do segundo herdámos a Vida Eterna através ressurreição.
A força ressuscitadora de Cristo a actuar em nós é o Espírito Santo.

É também o Espírito Santo que nos incorpora na família de Deus. Esta acção salvadora está a acontecer no coração das pessoas humanas (Rm 8, 14-17).

Devido ao pecado, a salvação tornou-se redenção, isto é, restauração do homem resgatado pelo pecado e reconciliado com Deus:

“Se alguém está em Cristo é uma nova criação. Passou o que era velho. Eis que tudo se fez novo.
Tudo isto vem de Deus que nos resgatou consigo em Cristo, não levando mais em conta os pecados doa homens (2 Cor 5, 17).

A Carta aos Hebreus diz que foi a fidelidade incondicional de Jesus que agradou a Deus Pai e não aquela morte brutal (cf. Heb 10, 5-7).

A expressão: “Redimidos pelo sangue de Cristo”, tão repetida pelo Novo Testamento, deve ser entendida redimidos pela fidelidade de Cristo, o qual decidiu ser incondicionalmente fiel até à morte.

A Carta aos Hebreus diz que os cultos do Antigo Testamento não tinham qualquer valor para agradar a Deus.

Com a sua fidelidade a Deus, Jesus inaugurou o culto que agrada a Deus, isto é, fazer a vontade de Deus.

Foi por este novo culto, acrescenta a Carta aos Hebreus, que nós fomos salvos (Heb 10, 8-10).
Jesus vai nesta mesma linha quando afirma à Samaritana que a Nova Aliança não assenta nos cultos do templo de Jerusalém.

O culto da Nova Aliança, disse Jesus à Samaritana não é uma questão de sacrificar animais, mas em comungar com Deus mediante o Espírito Santo (Jo 4, 21).

O Espírito Santo é a Água viva que, no nosso íntimo, faz brotar uma nascente de Vida Eterna que nunca se esgota (Jo 4, 14).

A Carta aos Efésio acentua que Deus fez um plano para redimir a Humanidade através de Cristo (Ef 1, 7).

Segundo este plano, acrescenta a mesma Carta, Deus conduziu os tempos à sua plenitude, fazendo de Cristo a cabeça da Humanidade restaurada (Ef 1, 9-10).

Graças a Cristo ressuscitado, continua a Carta aos Filipenses, fomos marcados com o selo do Espírito Santo, garantia da nossa Redenção.

É por este Espírito que tomamos parte na herança da vida eterna (Ef 1, 13-14).

Em comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: