I-A GRANDEZA DA PESSOA RADICA NO CORAÇÃO
Jesus disse que a qualidade de uma pessoa se mede pela qualidade do seu coração. Segundo a maneira bíblica de entender, o coração é o núcleo mais nobre da interioridade espiritual da pessoa.
É no coração que se decidem as decisões e opções da vida de uma pessoa. Todos conhecemos as palavras de Jesus sobre a questão da pureza interior de uma pessoa:
É do coração que procedem as más acções. E são estas que tornam a pessoa impura (cf. Mt 15, 19).
Numa outra passagem, Jesus disse: “A boca fala da abundância do coração” (Mt 12, 34). O evangelho de São Mateus diz que Jesus pediu aos discípulos para moldarem o seu coração em harmonia com o coração do mesmo Jesus.
Eis as palavras de Jesus: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 29).
O evangelho de São João diz que o diabo meteu no coração de Judas o projecto de trair o Mestre (Jo 13, 2).
Segundo a visão bíblica, o coração é a sede da sabedoria e o tesouro das coisas boas: Segundo o evangelho de São Lucas, Jesus, após a sua ressurreição, repreende os discípulos de Emaús, chamando-lhes lentos de coração para acolherem o que os profetas tinham anunciado acerca do Messias (Lc 24, 25).
Na Carta aos Gálatas, São Paulo diz que Deus enviou o Espírito Santo aos nossos corações.
É aí que o mesmo Espírito clama dizendo: “Abba” ó Pai (Gal 4, 6).
Na Carta aos Efésios, São Paulo pede a Deus que ilumine os olhos dos corações dos cristãos, a fim de estes compreenderem o plano salvador de Deus (Ef 1, 18).
Na verdade, o coração, na bíblia, ocupa um lugar central do ser e do agir da pessoa humana.
Isto significa que o valor da pessoa não se mede pelos quilos que esta pesa, nem pelos centímetros que ela tem de altura.
Do mesmo modo, o valor de uma pessoa não se mede pelas riquezas que possui. Podemos dizer que o valor da pessoa se mede, não pelo que ela diz, mas sim pelo que ela faz.
Por outro lado, as decisões e opções que fazem a pessoa agir, têm origem no seu coração.
Calmeiro Matias
Sem comentários:
Enviar um comentário