01 novembro, 2009

OS CONTEÚDOS DA NOSSA FÉ

Pai Santo,

Obrigado pelos ensinamentos da vossa revelação, graças aos quais nós podemos compreender as coisas, os acontecimentos com o sentido que vós lhes dais.

Nós sabemos que a nossa fé tem como fundamento a vossa Palavra e por isso nós afirmamos que a fé é um dom de Deus e não apenas um simples resultado da investigação humana.

A fé ensina-nos uma série de verdades fundamentais para aprofundarmos o sentido da vida. Eis algumas dessas verdades que nos dão novos horizontes para caminhar:

Pela fé nós acreditamos que Vós, Deus Santo, sois uma Família de três pessoas.

Acreditamos também que a criação do Universo resulta de uma decisão do vosso amor e de um diálogo entre as pessoas divinas do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Nós acreditamos a Divindade se uniu à Humanidade, através desse enxerto a que nós damos o nome de Encarnação.

Acreditamos que através deste mistério da Encarnação, o divino passou a interagir de modo directo com o humano em Jesus de Nazaré.

Acreditamos que por este mistério de amor o Filho Eterno de Deus se tornou nosso irmão, a fim de nós sermos incorporados na Família da Santíssima Trindade.

Acreditamos que em Jesus de Nazaré se exprimia em grandeza humana o próprio Filho Eterno de Deus, pois nele, o humano e o divino faziam uma união orgânica.

Acreditamos que o Espírito Santo tem um papel central no acontecimento da Encarnação.



Acreditamos que Vós, Trindade Santa, vos revelastes e escolhestes um povo para ser o medianeiro da revelação para a Humanidade.

Acreditamos que a primeira mediação da vossa revelação para a Humanidade foi o povo Bíblico e que, com Jesus Cristo, surge o novo povo de Deus, levando a revelação à sua plenitude.

Acreditamos que o novo povo de Deus se edifica no interior de todas as raças, línguas, povos e nações da terra, a fim de anunciar o amor de Deus à Humanidade inteira.


Acreditamos que a pregação do Evangelho é um serviço fundamental para o bem da Humanidade.

Acreditamos que vós, Deus Santo, sois amor, e portanto, não fazeis mal ao Homem e nunca condenais ninguém.

Isto quer dizer que se houver pessoas que vão para a morte eterna, estas condenam-se por sua própria decisão.

Acreditamos que vós, Deus Santo, quereis que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento pleno da Verdade, como diz São Paulo (1Tm 2, 4).

Trindade Santíssima,
Nós acreditamos que há um só Deus que sois Vós e que Jesus Cristo é o único medianeiro entre Deus e o Homem (1Tm 2,5).

Espírito Santo,
Obrigado por continuares a capacitar homens e mulheres, a fim de levarem a Palavra de Deus pelo mundo.

Pai Santo,
Nós te louvamos por nos teres criado à tua imagem e semelhança, a fim de tomarmos parte na festa da ressurreição do teu Filho.

Glória a Vós, Deus Bendito, por serdes Pai, Filho e Espírito Santo.
Aleluia!


Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: