29 setembro, 2009

A SEGUNDA VINDA DE CRISTO EM SÃO JOÃO-I

I-O JUÍZO ESTÁ EM PROCESSO

O evangelho de São João é o único que supera definitivamente o conceito de uma segunda vinda apocalíptica.

O juízo de Deus dá-se mediante o encontro com Jesus, o portador da vida nova que brota do Espírito Santo.

Cristo é o juiz por ser o Filho do Homem, isto é, o Messias glorificado no céu à maneira do Filho do Homem de Daniel (Dan 7, 12s).

Após a Sua glorificação, Jesus torna-se a fonte da vida e da ressurreição:

“O Pai tem a vida em si mesmo. Do mesmo modo concedeu ao Filho ter a vida em si mesmo.
E deu-lhe o poder de julgar por ser o Filho do Homem (...).

Vai chegar a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a Sua voz. Os que tiverem praticado boas obras ressuscitarão para a vida.

Os que tiverem praticado o mal ressuscitarão para a condenação. Eu nada faço por mim mesmo. Conforme oiço é que julgo, e o meu juízo é justo porque não busco a minha vontade, mas a daquele que me enviou” (Jo 5, 26-30).

No evangelho de São João, o juízo é, pois, o reconhecimento da fidelidade de Deus. Este reconhecimento é um dom do Espírito Santo realizado no nosso coração.

Eis as palavras de Jesus: “Convém-vos que eu vá. Se eu não for, o Consolador não virá a vós. Mas se eu for, enviar-vo-lo-ei.

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (Jo 16, 7). Para o evangelho de São João, o juízo começou com a ressurreição e a glorificação de Jesus.

Foi nesta altura que o Espírito entrou na marcha da Humanidade exercendo a sua missão de defensor e consolador, introduzindo-nos na Família de Deus:

Ao dar-nos o Espírito Santo, Jesus deu-nos o poder de nos tornarmos filhos de Deus:

“Mas aos que o receberam, aos que acreditam nele, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.

Estes não nasceram do sangue, nem dos impulsos da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (Jo 1, 12-13).

Isto é possível porque o Verbo encarnou (Jo 1, 14). Por outras palavras, o divino enxertou-se no humano, afim de a Humanidade ser assumida em Deus.

Os judeus julgam segundo a carne, isto é, segundo os critérios do judaísmo. Jesus não julga assim:

“Quando vier o Consolador que vos hei-de enviar da parte do Pai, o Espírito da verdade que procede do Pai, ele dará testemunho de mim” (Jo 15-26).

A segunda vinda de Jesus no evangelho de São João não se realiza como um acontecimento cósmico e trágico, tal como acontece nos outros três evangelhos.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: