27 setembro, 2009

SABOREANDO OS CONTEÚDOS DA FÉ CRISTÃ



A fé capacita os crentes para olhar a vida e a História com o olhar do próprio Deus. Os conteúdos da fé cristã brotam da Palavra de Deus e não são um simples resultado do raciocínio humano.

Por terem como fundamento a Palavra de Deus a fé, a esperança e a caridade são chamadas virtudes teologais, pois brotam da acção do Espírito Santo em nós.

As virtudes teologais não se confundem das virtudes morais, as quais capacidades que emergem em nós graças ao nosso próprio esforço.

Os conteúdos da fé emergem nos crentes graças à acção do Espírito Santo que nos vai ajudando a caminhar para a Verdade da revelação de Deus.

Eis alguns dos principais conteúdos da fé que vão nascendo nos cristãos à medida que estes vão aprofundando a Palavra de Deus guiados pela luz do Espírito Santo:

Em primeiro lugar, nós acreditamos em um só Deus que é uma comunhão de três pessoas.

Acreditamos que Deus é o Criador de todo o Universo, embora a sua obra ainda não esteja concluída.

Acreditamos que, pelo mistério da Encarnação, o divino se enxertou no humano, a fim de a Humanidade ser incorporada na Família de Deus e, deste modo, divinizada.

Acreditamos que em Jesus de Nazaré se exprimiu em grandeza humana o próprio Filho Eterno de Deus.

Acreditamos que em Cristo o humano e o divino fazem uma união orgânica e dinâmica, tal como a cepa da videira e os seus ramos, como disse Jesus (Jo 15, 1-8).

Acreditamos que na união humano-divina de Cristo, o Filho Eterno de Deus e Jesus, o Filho de Maria, fazem um, mas sem se confundirem nem fundirem.

Acreditamos que a pessoa divina do Espírito Santo é o princípio animador da reciprocidade que se processa entre a pessoa de Deus Pai e a pessoa do Filho Eterno de Deus.

Acreditamos igualmente que o Espírito Santo é o princípio animador da interacção directa que existe entre o Filho Eterno de Deus e Jesus de Nazaré, o Filho de Maria.

É esta a verdade que queremos proclamar ao afirmar que o Filho de Deus encarnou pelo Espírito Santo.

Como o ser humano, só por si, não podia conhecer o mistério de Deus, nós acreditamos que Deus se revelou escolhendo, para isso, um povo para anunciar aos homens a Palavra de Deus.

Acreditamos que até Jesus Cristo o medianeiro da Revelação de Deus foi o povo bíblico.

Do mesmo modo acreditamos que, com a ressurreição de Jesus Cristo, o povo de Deus passou a ser formado pelo conjunto das Igrejas cristãs.

Acreditamos que o Novo Povo de Deus, ao contrário do Antigo, não é constituído por uma raça, uma língua, uma nação ou uma nacionalidade.

Acreditamos que o Novo Povo de Deus se edifica no interior de todas as raças, línguas, povos e nações, a fim de poder anunciar a Palavra de Deus a toda a Humanidade.


Por se edificar no interior de todas as raças, línguas, povos e nações, o Novo Povo de Deus é sinal de que o plano salvador de Deus é para todos os seres humanos.


Acreditamos que Deus é Amor omnipotente, mas que apenas pode realizar aquilo que o amor pode realizar.


Acreditamos que Deus, pelo facto de ser amor, nada pode contra o amor, pois não pode negar-se a si mesmo.


Acreditamos que Deus, pelo facto de ser amor, não condena ninguém. As pessoas que ficam privadas da Comunhão do Reino de Deus condenam-se por sua própria decisão.


Acreditamos que Deus, ao criar o Homem, interveio de modo especial através da comunicação do Espírito Santo a que o Livro do Génesis chama o hálito da vida (Gn 2, 7).


Acreditamos que o Homem é um ser em construção, tanto no aspecto físico, como psíquico, social e espiritual.


Acreditamos que a pessoa humana não se esgota na dimensão biológica e que a nossa dimensão espiritual é incorporada na Família de Deus.

Acreditamos que o núcleo da Boa Nova do Evangelho não é a simples imortalidade, mas a ressurreição das pessoas com Jesus Cristo.

Acreditamos que a humanização dos seres humanos é uma tarefa ética que só pode acontecer se dissermos sim ao amor e não ao egoísmo.


Acreditamos que o anúncio do Evangelho é um serviço fundamental para o bem da Humanidade.

Na verdade, a Palavra de Deus ajuda-nos a compreender o sentido da vida e a meta para a qual estamos a caminhar.

Acreditamos que a opção de viver e agir ao jeito de Jesus é a melhor escolha para nos realizarmos e sermos felizes.

A creditamos que Deus Pai é pai de Jesus Cristo e também nosso pai. Na verdade, nós já estamos incorporados na Família de Deus pelo Espírito Santo que nos leva a clamar “Abba”, ó Papá. (cf. Rm 8, 14-16).

Acreditamos que Deus perdoou os nossos pecados e nos reconciliou consigo através de Jesus Cristo, fazendo de nós uma Nova Criação, como diz São Paulo (2 Cor 5, 17-19).

Acreditamos que Jesus ressuscitou no próprio acto de morrer e que, no momento da sua morte, conduziu todos os que o precederam para a festa da Vida Eterna, como ele diz ao Bom Ladrão (Lc 23, 43).


Acreditamos que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos orações, dando Vida Nova aqueles em quem habita (Rm 5,5).

Acreditamos que através do baptismo passámos a formar a Igreja, povo escolhido para conhecer, celebrar e anunciar o amor salvador de Deus a todos os povos.


Acreditamos que a Igreja é o conjunto dos baptizados cujo coração é o Espírito Santo, tal como Cristo é a sua Cabeça.


Acreditamos que Cristo veio para destruir o pecado, a fim de nos libertar de tudo o que nos impede de ser felizes.

Acreditamos que a destruição do pecado acontece no nosso coração pela acção do Espírito Santo que nos faz passar do egoísmo para o amor fraterno, como aconteceu com Zaqueu (Lc 19, 1-8).


Acreditamos que a Vida Eterna consiste em fazer parte da Família de Deus: filhos em relação a Deus Pai e irmãos em relação ao Filho de Deus (Rm 8, 14-16).


Acreditamos que Deus quer que todos os seres humanos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (1 Tm 2, 4).


Acreditamos que Jesus Cristo é um homem perfeito, unido de modo orgânico a todos nós. É graças a esta união que todos nós estamos salvos pela incorporação na comunhão da Santíssima Trindade.

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias


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