05 janeiro, 2010

A EVANGELIZAÇÃO COMO FORMA DE AMAR

Deus precisa de nós, a fim de a Palavra de Deus chegar a todos os povos.

É por esta razão que o Espírito Santo consagra e capacita homens e mulheres para a missão da evangelização.

Quando é realizada em sintonia com a inspiração e a força do Espírito Santo, a acção evangelizadora é fecunda e sempre um bem para a Humanidade.

Na verdade, a evangelização é um acto de amor aos irmãos, pois a Palavra de Deus confere sentido à vida e cria novas razões para viver e amar.

Mas os apóstolos e os profetas não se podem esquecer de que a eficácia da acção evangelizadora é obra de Deus. Nós somos mediações.
Necessárias, é certo, mas apenas mediações para o Espírito Santo dizer no coração das pessoas a Boa Nova da Salvação.

Por outro lado, as pessoas evangelizadas são também um dom de Deus para o evangelizador, pois este também é evangelizado quando anuncia o Evangelho.

O Apóstolo será uma boa mediação se agarrar a vida no essencial, iluminando-a com o mistério de Deus, de Cristo e do Homem no plano de Deus.

O bom evangelizador acredita que Deus realizou o seu plano salvador em Jesus Cristo cujo mistério assenta nos dois pilares do Natal e da Páscoa.

Pelo mistério do Natal, o divino enxertou-se no humano, a fim de a Humanidade ser divinizada.
Pelo mistério da Páscoa Jesus, ao ressuscitar, difundiu para nós a força do Espírito Santo que nos incorpora na Família de Deus como filhos e herdeiros de Deus Pai e irmãos e co-herdeiro com o Filho de Deus.
Evangelizar é, pois, proclamar este plano amoroso de Deus que em Jesus Cristo fez da Humanidade a Família Universal de Deus.

Evangelizar é ajudar as pessoas a saborear a Verdade de Deus e do Homem na sua profundidade máxima, a fim de seres pessoas livres.

As pessoas que nada fazem para sair do erro, da mentira e da ignorância nunca chegarão ser pessoas livres.

Jesus disse aos discípulos que o Espírito Santo possui a Verdade Plena e quer conduzir-nos para ela (Jo 16, 13).

São Paulo diz que o Espírito Santo, por ser o Espírito da Verdade é também o Espírito da liberdade (Gal 5, 1-2).

A verdade é a compreensão e enunciação correcta e adequada da realidade de Deus, do Homem, da História e do Universo.

Quanto mais crescermos Verdade, mais capacitados estamos para avançar no processo da nossa humanização, condição essencial para a nossa divinização.

Foi por esta razão que Jesus, na véspera da sua morte, garantiu aos discípulos que depois de ressuscitar, lhes enviaria o Espírito Santo com a missão de os conduzir à verdade total (Jo 16, 13).

Uma vez que a verdade tem como horizonte a compreensão e enunciação correcta e adequada da realidade de Deus, do Homem e História, só Deus pode possuir a Verdade Plena.

Eis a razão pela qual só o Espírito Santo nos pode conduzir com segurança à Plenitude da Verdade.

O Evangelizador é uma mediação do Espírito Santo, a fim de este conduzir as pessoas para a verdade e, deste modo, poderem saborear o sentido e a alegria da Salvação.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias





Sem comentários: