04 setembro, 2006

A Liberdade é Sempre um Bem




Deus Santo
Queria agradecer-vos por me terdes ajudado a compreender a maravilha que é a liberdade.
Agora sinto-me seguro para dizer que a liberdade é sempre um bem!

Em muitos dos discursos que se ouvem sobre a liberdade, as pessoas não estão a falar da liberdade mas do livre arbítrio, o que é uma coisa muito diferente.

O livre arbítrio é a possibilidade de chegarmos a ser livres. Na verdade, o livre arbítrio é a capacidade psíquica de optarmos pelo bem ou pelo mal.

Deus Santo,
Vós sois infinitamente livre e, no entanto, não tendes livre arbítrio, pois não podeis escolher pelo mal

Na verdade, a liberdade é a capacidade de uma pessoa se relacionar amorosamente com as outras pessoas e de interagir criativamente com as coisas e os acontecimentos.

A pessoa humana não nasce livre, mas surge na vida com a possibilidade de ser livre. Torna-se livre optando no sentido do amor.

Só mediante o amor o ser humano emerge e cresce como pessoa nas diversas dimensões que constiutuem um ser pessoal.

Por outras palavras, a pessoa é um ser que emerge como interioridade espiritual livre, consciente, responsável, única, original, irrepetível e capaz de comunhão amorosa.

Deus Santo,
Nós sabemos que cada uma das três pessoas divinas são isto em grau de perfeição infinita.

As pessoa humana, pelo contrário, vai sendo isto de modo gradual e progressivo e nunca sem optar e decidir no sentido da fraternidade, da comunhão e do amor.

Somos em todos os aspectos seres em construção.

Agora compreendo a tua dinâmica, Espírito Santo, em nós: Tu és a ternura maternal de Deus presente e activa no nosso coração. És tu que nos vai inspirando, interpelando e convidando a agir na linha do amor, a fim de nos tornarmos mais pessoas e, portanto, mais livres.

Afinal, és tu osopro primordial de Deus no barro do qual saiu Adão. És tu o primeiro impulso que nos impele para a liberdade, ajudando-nos a orientar o livre arbítrio a optar no sentido do bem, a única possibilidade de chegarmos a ser livres.

Obrigado, Deus Santo, Pai, Filho e Espírito Santo, pelo amor que nos tendes.
Agora compreendo as palavras de Jesus no evangelho de São João quando diz: "o que comete o pecado é escravo" (Jo 8, 34).

Também compreendo o que Jesus diz no evangelho de São Lucas quando afirma que tu, Espírito Santo, o consagraste, a fim de ele ser agente de libertação. Eis as palavras de Jesus:
"O Espírito do Senhor está sobre mim porque me ungiu para anunciar a a Nova aos Pobres e a libertação aos cativos" (Lc 4, 18).

Louvado sejas Espírito Santo, por seres o grande protagonista da libertação humana. Agora compreendo que a liberdade humana, afinal, acontece como processo de libertação.

Deus Santo,
Na verdade, nós não nascemos livres, mas vós convidais-nos a ser livres, agindo em sintonia com o amor.

Agora compreendo que a Bíblia diga que vós sois amor, Deus Bendito (1 Jo 4, 7-8). Sois amor infinito e, por isso, liberdade infinita.

Senhor Jesus Cristo, ajuda-ma a ser fiel ao Espírito Santo, a fim de me tornar plenamente livre . Tu tornaste-te livre levando o amor até à sua densidade máxima, isto é, dar a vida pelos amigos.

Neste momento recordo as tuas palavras no evangelho de São João quando afirmaste:
"Ninguém tem maior amor do que aqele que dá a vida pelos seus amigos" (Jo 15, 13).

Espírito Santo, molda o meu coração a fim de amar como Jesus amou, a fim de chegar a ser livre como ele foi!
Amen

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado Senhor, porque o Teu Amor não é "neutro"...
Sonhas o melhor para a Humanidade, pois o homem é fruto do Teu Amor Graça.
Obrigado pelos dons Fraternos, que nos presentas, pela mediação deste irmão. Obrigado pela sua Oração e pela sua iniciativa de criar este blog!
Bendita Sejas Trindade Santa!