14 março, 2010

JESUS CRISTO E O MISTÉRIO DA ÁGUA VIVA

No relato do encontro de Jesus com a Samaritana, Jesus diz que a Salvação acontece no interior da pessoa, graças à da Água Viva que ele tem para Á Humanidade.

Eis a suas palavras: “Se conhecesses o dom que Deus tem para dar e quem é aquele que te está a pedir água, tu é que lhe pedirias e ele dar-te-ia uma Água Viva” (Jo 4, 10).

A associação da Água Viva à realidade de Deus já vinha dos profetas. O profeta Jeremias repreendeu o povo pela sua ingratidão, pois voltou a costas a Deus que é a fonte da Água Viva.

O evangelho de São João diz expressamente que a Água Viva é o Espírito Santo, o qual faz emergir nos nossos corações nascentes de vida eterna (Jo 7, 39).

São Paulo diz que todos os que se deixam conduzir pelo Espírito Santo são filhos e herdeiros de Deus:

“Todos os que se deixam guiar pelo Espírito Santo são filhos de Deus. Nós não recebemos um espírito de escravidão para andarmos com medo, mas sim um Espírito de adopção graças ao qual clamamos “Abba”, Pai Querido.

É o próprio Espírito que dá testemunho no nosso íntimo de que somos filhos de Deus.
Ora, se somos filhos, somos igualmente herdeiros: Somos herdeiros de Deus pai e co-herdeiros com Cristo” (Rm 8, 14-17).

A Primeira Carta aos Coríntios diz que o Espírito Santo é como uma Água Viva que bebemos. A Água do baptismo é um símbolo das Água Viva que geram em nós a Vida Eterna:

“Todos nós fomos baptizados num só Espírito, a fim de formarmos um só corpo, tanto judeus como gregos, escravos ou livres.

Na verdade, todos nós bebemos de um mesmo Espírito” (1 Cor 12, 13).
Graças à acção do Espírito Santo no nosso coração, nós formamos com Cristo um corpo espiritual do qual Jesus é a cabeça e nós somos os membros.

Referindo-se à Eucaristia, o evangelho de São João diz que a carne e o sangue de Jesus Cristo ressuscitado são o alimento da vida eterna, isto é, o Espírito Santo.

No capítulo sexto do evangelho de São João, Jesus diz expressamente que a carne e o sangue do Senhor ressuscitado são o Espírito Santo e não uma realidade de tipo biológico:

“Isto escandaliza-vos? E se virdes o Filho do Homem subir para onde estava antes? O Espírito é quem dá a vida, a carne não serve para nada. As palavras que eu vos disse são Espírito e Vida” (Jo 6, 62-63).

Jesus explicou à Samaritana que a Água viva que ele tem para nos dar não é como a água do poço de Jacob junto ao qual Jesus se tinha sentado.

O poço de Jacob representa a antiga Aliança. A Água Viva, pelo contrário, representa o grande dom da Nova Aliança, isto é, o Espírito Santo.

Para ter acesso à Água do poço de Jacob é preciso um balde, isto é, uma multidão de normas, leis, preceitos e ritos.

Para termos acesso à Água Viva basta fé na Palavra de Deus e a aceitação do Espírito que nos vem de Cristo ressuscitado.
As pessoas que bebem do poço de Jacob, disse Jesus à Samaritana que as pessoas que bebem do poço de Jacob voltam a ter sede.
A Água Viva, pelo contrário, mata a sede para sempre, isto é, dá-nos a vida eterna. Eis as suas palavras:

“Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da Água que eu lhe der, nunca mais terá sede, pois esta Água, no seu coração, torna-se uma nascente de Vida Eterna” (Jo 4, 13-14).

Esta Água, acrescentou Jesus, é o Espírito Santo que foi difundido no momento da ressurreição de Cristo.

Eis o que Jesus diz no evangelho de São João: “No último dia, o mais solene da festa, Jesus, de pé, bradou:

“Se alguém tem sede venha a mim. Quem crê em mim que sacie a sua sede! Como diz a Escritura, hão-de emergir dos seus corações rios de Água Viva.

Jesus disse isto referindo-se ao Espírito Santo que iam receber os que acreditassem nele. Com efeito, o Espírito ainda não tinha vindo porque Jesus ainda não tinha sido glorificado” (Jo 7, 37-39).

São Paulo diz que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).
Na Primeira Carta aos Coríntios ele diz que nós somos templos do Espírito Santo:
“Não sabeis que sois templos de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1 Cor 2, 16).

Ao profetizar sobre os tempos da salvação, o profeta Ezequiel descreve a força da Nova Aliança no coração do Homem dizendo o seguinte:

“Dar-vos-ei um coração novo e introduzirei em vós um Espírito Novo:

Arrancarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne. Porei o meu Espírito no vosso íntimo, fazendo que sejais fiéis às minhas leis e preceitos” (Ez 36, 26-27).

A Carta aos Efésios que os crentes não se devem embriagar com vinho mas encher-se com a força do Espírito Santo (Ef 5, 18).

Com estas palavras, São Paulo queria dizer que o Espírito Santo é a bebida da Nova Aliança, isto é, a Água Viva (1 Cor 12,13).

O profeta Isaías já tinha falado do Espírito Santo como sendo uma água que mata a sede e faz desabrochar a vida espiritual em abundância.

“Vou derramar água sobre o que tem sede e fazer correr rios sobre a terra árida. Vou derramar o meu Espírito e as minhas bênçãos sobre os vossos filhos e filhas.

Por isso eles vão crescer como plantas junto das fontes e como salgueiros junto das águas dos rios e ribeiros” (Is 44, 3-4).

No relato do Pentecostes, o Livro dos Actos dos Apóstolos diz que o Espírito Santo veio com toda a força sobre os crentes, realizando deste modo o que as Antigas profecias tinham prometido:

“Estes homens não estão embriagados como imaginais, mas tudo isto é a realização do que disse o profeta Joel” (Act 2, 15-16).

O Novo Testamento identifica o Espírito Santo com o Espírito de Cristo ressuscitado. Como estamos unidos a Cristo, temos o mesmo Espírito que o ressuscitou e faz dele a Cabeça do Homem Novo.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias


Sem comentários: