12 fevereiro, 2010

A FÉ MODELA O SER E O AGIR DOS CRENTES

I-A FÉ CRISTÃ COMO EXPERIÊNCIA

A fé é a capacidade espiritual de acolher uma verdade que nos é comunicada, apesar de não ser evidente nem se poder comprovar.

A fé cristã molda no crente um modo de ser e agir que resultam do encontro com o Cristo ressuscitado no nosso íntimo.

Este encontro acontece no nosso íntimo pela acção maternal do Espírito Santo que anima uma interacção espiritual entre nós e Jesus ressuscitado.

São Paulo diz que ninguém é capaz de reconhecer o Senhor ressuscitado a não ser pelo Espírito Santo (1 Cor 12, 3).

A Primeira Carta aos Coríntios diz que o Espírito Santo habita no nosso coração como num templo:

“Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós porque o recebestes de Deus e por isso já não vos pertenceis?” (1 Cor 6, 19).

A nossa fé confere-nos horizontes mentais amplos e profundos para olharmos as coisas com os critérios de Deus.

Ao mesmo tempo capacita-nos para agirmos com a segurança própria de quem sabe que Deus está consigo e para si.

Para terem uma fé cristã adulta, os crentes precisam de cultivar o conhecimento dos conteúdos da sua fé.

Uma coisa é esforçar-se por ser uma boa pessoa boa, outra coisa é esforçar-se por possuir uma fé cristã adulta.

No entanto, a nossa fé não se esgota no conhecimento dos seus conteúdos doutrinais. Um crente que tome Deus e os conteúdos da Fé a sério procura exercitar e experimentar a verdade dessa mesma fé.

Se a doutrina da fé é verdadeira, então tem de ser eficaz no concreto da vida, isto é, tem de dar frutos de veracidade.

Por outras palavras, os cristãos que tomam Deus e a fé a sério decidem correr riscos e apostar.
É este o conselho que nos dá a Carta aos Efésios quando afirma:

“Não andeis como os gentios, na futilidade dos seus pensamentos, com o entendimento obscurecido, alienados da vida de Deus devido à ignorância e dureza de coração” (Ef.4,18).

II-A FORÇA LIBERTADORA DA FÉ

A veracidade da fé experimenta-se através da interacção entre o cristão e Deus. Esta interacção é dinamizada e fortalecida pela acção do Espírito Santo.

O nosso coração, isto é, a nossa interioridade espiritual pessoal, é um manancial de energias que configuram a nossa identidade pessoal.

Isto quer dizer que o nosso coração é o ponto de encontro entre nós e Deus. É aí que a acção do Espírito Santo exerce uma acção libertadora.

É deste núcleo profundamente dinâmico que emerge a força do milagre através da força dinamizadora da fé. Jesus dizia que não há milagre sem fé.

O culto que liberta não é feito de ritos vazios sem valor, mas acontece como interacção com o Espírito Santo, fonte da Verdade:

“Deus é Espírito e os que o adoram devem adorá-lo em Espírito e Verdade” (Jo 4, 24). A nossa fé garante-nos que Deus é a origem e o coração das forças espirituais do Universo.

A morada de Deus é um campo espiritual contínuo de interacções amorosas, o qual constitui a interioridade máxima do Universo.

Se pelos ensinamentos da fé acreditamos que Deus está em nós e por nós, então vamos agir em conformidade com estas verdades. É isto o exercício da fé!

Deus é amor omnipotente. O amor é uma dinâmica de bem-querer que tem como origem as pessoas e como meta a comunhão.

Se Deus está em mim, então o amor omnipotente está em mim. Se o dinamismo espiritual que criou o Universo está ao nosso alcance, então o melhor está ao nosso alcance.

São Paulo estava convencido desta verdade quando afirma que o Espírito Santo é o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

Se nos prepararmos para acolher o melhor, então o melhor está ao nosso alcance. Esta certeza é legítima para os crentes que edificam sobre a rocha firme da fé amadurecida.

A fé é um alicerce excelente para acontecer interacção entre a pessoa humana e Deus. A fé não só nos confere estes horizontes como também robustece as nossas forças interiores, capacitando-nos para realizarmos maravilhas, como Jesus afirma no evangelho de São Marcos:

“Se acreditas, todas as coisas são possíveis para o que acredita” (Mc 9, 23).
Por outras palavras, a fé converte-nos em crentes, optimizando as nossas capacidades e realizações.

Jesus dá-nos a garantia do sucesso pleno dos que acreditam e tomam Deus a sério:
“Se tiveres fé nada será impossível para ti” (Mt 17, 21).

Segundo os ensinamentos de Jesus, a fé capacita-nos para tudo podermos em Deus: “Faça-se segundo a tua fé” (Mt 9, 29).
III- DA DOUTRINA DA FÉ AO COMPROMISSO DA FÉ

Podemos ter a certeza de que muita gente é derrotada pela vida, não por falta de habilidade ou competência, mas por falta de confiança, entusiasmo e fé.

A fé dinamiza e optimiza o núcleo mais nobre das nossas forças espirituais, isto é, o nosso coração.

Quando realizamos o exercício de Fé, o nosso pensamento e a nossa acção ficam em sintonia com Deus:

“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir sobre a vontade de Deus, o que é um Deus bom, agradável e perfeito” (Rm 12, 2).

Se nos deixarmos conduzir pela dinâmica da fé podemos verificar como é possível atingir os objectivos que mais nos encantam e concretizar os sonhos que mais desejamos realizar.

Mas isto só é possível se estivermos conscientes dos objectivos que queremos atingir e dos sonhos que desejamos realizar.

Isto quer dizer que Deus não nos substitui. Está connosco, mas não em nosso lugar. Animados pela fé e a confiança em Deus podemos realizar o melhor dos nossos talentos e possibilidades, mas nada disto poderá acontecer se não soubermos onde queremos chegar.

É por esta razão que é tão importante criar espaços de diálogo com Deus sobre os nossos planos e objectivos.

Eis o que a Carta aos Gálatas diz a este respeito: “Se vivemos pelo Espírito, pautemos também a nossa vida pelo Espírito” (Gal 5, 25).

Se tomarmos Deus e a fé a sério, a força de Deus fica ao nosso dispor e nós podemos realizar maravilhas como Jesus ensinava:

“Tende fé em Deus. Em verdade vos digo, se alguém disser a este monte: “Tira-te daí e lança-te ao mar acreditando e sem vacilar no seu coração isso acontecerá mesmo” (Mc 11, 22-23).

Os evangelhos falam-nos de algumas ocasiões em que os Apóstolos deram provas de não serem capazes de passar da doutrina da fé ao exercício da mesma fé:

Certo dia, Pedro quis caminhar ao lado de Jesus sobre as águas, símbolo dos problemas e dificuldades da vida.

Como a sua fé começou a fracassar, Pedro começou a afundar-se. Então Jesus disse-lhe: “Homem de pouca fé, por que duvidaste?” (Mt 14, 31).

Quando Jesus foi a Nazaré, diz o evangelho de São Mateus, não fez lá muitos milagres pela falta de fé dos seus conterrâneos:

“E não fez ali muitos milagres por causa da incredulidade deles” (Mt 15,38; cf. Mc 6, 6). Por vezes uma missão parece-nos fácil. Outras vezes parece-nos muito difícil.

Normalmente isto não depende do tipo de missão, mas do modo como estamos a viver a presença e a união com Deus.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: