08 janeiro, 2007

Plenitude dos Tempos e valor do Tempo...

Ninguém sabe, Jesus, em que dia mesmo é que nasceste.
Quando chegou a altura de escolher um dia para celebrar,

escolheram o dia 25 de Dezembro
porque então se fazia uma festa no Império Romano
para louvar o “deus Sol”.

Já que tu és “a Luz do mundo”… (Jo 1, 9)

Eu gosto também que celebremos o teu Natal assim no fim do ano
porque logo uns dias depois temos oportunidade de mudar de ano…
Bem sei, Jesus, que do dia 31 de Dezembro para o dia 1 de Janeiro
não acontece nada de extraordinário, mas todas as passagens têm um simbolismo especial, um sabor a renascimento…

Começar um ano novo
faz-me sempre pensar no valor do Tempo.

E isto calha apenas seis dias depois do teu Natal,

que á a inauguração da “Plenitude dos Tempos”,
uma expressão de Fé muito bonita do Apóstolo Paulo
para dizer a plenitude do dom de Deus
que em ti se realiza e inaugura
a “fase dos acabamentos” da Humanidade. (Gal 4, 4-7)

Na Plenitude dos Tempos percebemos

que Deus não guarda nada para Si.
Na tua Ressurreição,
“o Amor de Deus foi derramado nos nossos Corações
pelo Espírito Santo que nos foi dado”! (Rom 5, 5)

Na Plenitude dos Tempos percebemos

que Deus é Fiel ao Projecto que prometeu
e com o qual Se comprometeu:
criar o Ser Humano à Sua imagem e semelhança
para o assumir na Sua própria Família.

Na Plenitude dos Tempos percebemos também
que o que falta realizar deste projecto na História é a nossa parte…

Por isso, Jesus, queria pedir-te

por mim e por todos os Seres Humanos nossos irmãos,
para que o Tempo que Vivemos
seja História que Construímos!

Tu que és o inaugurador da Plenitude dos Tempos,

ensina-nos a humanizar todos os nossos tempos
para que a Vida se torne História,
e a História se torne Céu!

Sim, Jesus, porque a Ressurreição da Vida

é a transfiguração da nossa História Humanizada
em Eternidade Divinizada.

Eu te bendigo, Jesus,
pela tua Fidelidade incondicional ao Projecto de Deus,
e peço-te um Coração sensato e bom, fiel como o teu,
para Construir no Tempo a Vida que o transcende…


Tenho a certeza de que este dia vai ser Bom!
Rui Santiago

1 comentário:

Anónimo disse...

Ajuda-me, Bom Deus, a reconhecer o valor do tempo, como o valor da Vida, do Amor, dos meus irmaos. Sao tudo dons que colocas na minha historia, possibilidades que devo realizar para o bem, meu e dos meus irmaos.
Ajuda-me, Bom Deus, a receber o dom do tempo das tuas maos, como uma missao que me confias, pois sonhaste-me em construçao, com a minha historia nas minhas maos. Que eu, Meu Deus, leia a minha historia de modo agradecido, por tudo o que ja me concedeste, e me encha de coragem para caminhar, e nao deixar que o tempo passe por mim, mas que ganhe horizontes de eternidade.