12 dezembro, 2006

A DIMENSÃO INTERIOR DO REINO DE DEUS




Deus Santo,

Louvado sejas por Jesus Cristo e pelo acontecimento da Salvação.


Ao ressuscitar, Jesus passou da face exterior da realidade para a sua face interior, isto é, para a dimensão na qual acontece a Comunhão Universal que é a vossa Família!


A face interior é constituída pelas coordenadas da Divindade, isto é, a universalidade e a equidistância.


Com a sua ressurreição, Jesus Cristo venceu a morte para si e para nós, pois ele faz um todo orgânico e dinâmico com a Humanidade.


Na véspera da sua passagem para a face interior da realidade, Jesus prometeu-nos que nós habitaríamos para sempre com ele na Festa do Vosso Reino.


Por outras palavras, como temos parte na sua ressurreição, Jesus garantiu-nos que temos habitação garantida na Comunhão da Vossa Familia.


Eis as palavras da promessa de Jesus, pouco antes de partir para o Pai:

"Não vos deixarei órfãos, pois eu voltarei a vós (...). Nesse dia compreendereis que eu estou no meu Pai, vós em mim e eu em vós" (Jo 14, 18-20).


Esta maneira de falar de Jesus quer dizer que seremos assumidos de modo orgânico na Comunhão Divina.


A promessa de Jesus também nos dá a certeza de que os nossos seres queridos que, pelo parto da morte, nasceram para a plenitude da Vida Eterna estão perto de nós.


Com efeito, nas coordenadas da universalidade e da equidistância, já não há lonjura, mas sim omnipresença a tudo e a todos.
Esta omnipresença acontece para nós a partir de dentro, pois o vosso reino é a interioridade máxima da realidade.


Obrigado, Deus Santo, pois não há distância nem lonjura entre nós e a Comunhão Universal do vosso Reino!


Com efeito, no ponto onde termina a nossa interioridade espiritual limitada começa a interioridade espiritual ilimitada da Comunhão Universal Vossa Família.


O animador desta comunhão orgânica unuiversal é o Espírito Santo. Eis a razão pela qual ele está sempre à porta do nosso coração.


Sempre que, pela Fé e pelo Amor, abrimos a porta do Coração, o Espírito Santo introduz-nos na onda da Comunhão Universal do vosso Reino.


É esta a Nova Criação reconciliada com Deus em Cristo, como diz São Paulo (2 Cor 5, 17-19).
Este dom teve início com o mistério da Encaração e atingiu a plenitude com a ressurreição de Cristo.
Através da Encarnação o Divino enxertou-se no Humano, a fim de este ser divinizado.


No momento em que Jesus ressuscitou, a dinâmica do Natal que até então só habitava o coração de Jesus, passou a habitar o coração de todos os seres humanos que formam a união orgânica universal.


A Salvação, portanto, consiste na divinização da Humanhidade, a qual acontece pela incorporação das pessoas humanas na Comunhão Familiar das Pessoas Divinas.
Por outras palavras, somos assumidos na Família da Santíssima Trindade como filhos em relação a Deus Pai e como irmãos em relação a Deus Filho.


Os dois pilares da dinâmica da Salvação são, portanto, o Natal e a Páscoa. A seiva que viivifica e robustece esta união humano-divina é o Espíiritoi Santo, o Sangue da Nova e Eterna Aliança.


É este mistério que os cristãos celebram na Eucaristia, de modo particular no rito da comunhão do Pão e do Vinho consagrados.


Nesse momento, os crentes exprimem e procuram reforçar esta união orgânica com Cristo, crescendo como Corpo de Cristo como diz São Paulo:
"Comemos do mesmo pão porque fazemos um só Corpo" (1 Cor 10, 17).
O Espírito Santo é a Carne e o Sangue de Jesus ressuscitado. É ele que alimenta a nossa união com o Cristo e faz de nós participantes da sua ressurreição.


Eis as palavras de Jesus a este respeito:

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue fica a morar em mim e eu nele.
Assim como o Pai que me enviou vive e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue viverá por mim" (Jo 6, 56-57).


Ao comerem o Pão e beberem o Vinho da Eucaristi, os cristãos estão a afirmar que é no interior da pessoa humana que acontece a união e a interacção que nos diviniza.

Louvado sejais, Trindade Santa, pelo mistério da Encarnação e da Ressurreição de Cristo!

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

















Sem comentários: