22 outubro, 2007

Hino de Gratidão


Senhor Deus, Trindade Santa,
dou-vos graças por esta caminhada na Fé
que me tem ajudado a compreender
o mistério de Deus e o mistério do Homem.

Esta caminhada na Fé não podia acontecer
sem a vossa revelação e sem a iluminação do Espírito Santo
que actua no nosso coração sempre que lho permitimos.

Agradeço-te, Pai Santo, por me acolheres
como um pai acolhe o seu filho.
Filho Eterno de Deus,
eu te agradeço a decisão maravilhosa de te fazeres meu irmão
mediante o mistério da Encarnação.
Eu te louvo e bendigo, Espírito Santo
por este teu jeito maternal de estares comigo
e me conduzires maternalmente até ao pai que me acolhe como filho
e até ao Filho que me acolhe como irmão.

Na verdade é por ti, Espírito Santo
que somos incorporados na Família divina,
como diz São Paulo na Carta aos Romanos.

É por ti que clamamos Abba, ó Pai (Rm 8, 14-15; Ga 4, 4-7).
Tu és, Espírito Santo, o amor de Deus derramado no nosso coração.
Trindade Santa,
o que não nos dizeis de vós mesmos, nós não o podemos conhecer.
Eis a razão pela qual eu não quero deixar
de continuar a aprofundar a vossa Palavra,
a fim de melhor vos conhecer,para melhor vos poder anunciar.

Na verdade, a qualidade da nossa acção evangelizadora
depende da compreensão que temos
do mistério de Deus e do mistério do Homem.
Eis a razão pela qual a minha gratidão por vós
não cessa de crescer, Deus Santo.

Nós sabemos que vós sois uma novidade
a acontecer e a revelar-se de modo constante.
Isto é assim porque sois amor e o amor nunca se repete.
Sem deixardes de ser sempre o mesmo Deus, Trindade Santa,
vós o sois de maneira sempre nova.

Dizer que a vossa natureza é imutável,
não significa que sois uma essência estática.
A vossa natureza é relações interpessoais
em plena e permanente comunhão amorosa.

Neste sentido sois uma natureza imutável,
pois nunca deixais de ser um dinamismo de bem-querer
que tem como origem cada uma das pessoas e como meta a comunhão trinitária.

Sem vós, Deus Bendito, a minha vida não tinha sentido.
Eis a razão pela qual vos quero dizer com toda verdade de que sou capaz:
eu vos pertenço, Santíssima Trindade!

Glória a vós, Deus três vezes santo que sois Pai, Filho e Espírito Santo.

Amen!


Um forte Abraço!

Calmeiro Matias

Sem comentários: