22 maio, 2007

É maravilhoso e delicado, Senhor...

Senhor Jesus, é de facto maravilhoso
este ser humano que Deus criou à Sua imagem e semelhança,
que talhou para o amor
e ao qual inspirou a fome das relações como segredo de realização.

É espantosa a paciência e ternura deste Deus
ao longo de toda a maravilhosa história da Criação,
uma criação evolutiva que foi dando saltos qualitativos fantásticos
quando a complexificação dos elementos
chegavam a patamares que possibilitavam formas de vida mais perfeitas…

Delicia-me acompanhar a marcha desta criação evolutiva
em que a complexificação dos elementos não se encaminhava simplesmente
para vir a dar seres maiores e mais complicados,
mas antes seres capazes de inteligência e interacção.

A marcha criadora da Vida, animada por Deus,
encaminhava-se para a Vida Pessoal, Vida à imagem de Deus,
Vida que se realiza na comunhão e no dom recíproco,
Vida pela qual cada um é mais ele próprio
na medida em que for capaz de dar-se a outros por amor!

Com efeito, nós não seríamos capazes de sonhar projecto assim…

Rejubilo também com o acontecimento pascal
que possibilitaste com a tua fidelidade aos apelos do Espírito no teu íntimo,
fidelidade que Deus assumiu e glorificou,
tornando-te mediador universal do Espírito Santo.

A tua Ressurreição é o início da Plenitude dos Tempos,
a Nova e definitiva Criação em que a morte não tem a última palavra.

A tua Ressurreição é o Big-Bang da Nova Criação,
acontecimento no qual se iniciou a marcha imparável da expansão do Espírito,
não em coordenadas cósmicas como a expansão do Universo, mas pessoais.
As coordenadas pessoais são interiores,
moldadas pela dinâmica relacional da nossa Vida.

Mas, Jesus, maravilhando-me com tudo isto,
e saboreando mesmo o privilégio de ter nascido
“deste lado da história humana”
em que o conhecimento do Projecto de Deus já é possível desta maneira,
não consigo apagar da minha mente
muitos rostos de pessoas que sofrem as dores da existência…

Sim, Jesus, porque este Ser Humano talhado para a perfeição
que é a convergência plena do Amor,
ainda está em processo de construção, ainda é imperfeito.
A imperfeição, Senhor, está sempre marcada pela falta de amor…

Parecemo-nos às vezes com vasos de cristal delicadíssimos,
cheios de detalhes e beleza, e também cheios de fragilidade.

Quando alguém não faz a experiência do amor verdadeiro
que nos estrutura interiormente como pessoas fortes, serenas,
capazes de lutar e acreditar no futuro,
fica negativamente marcada para sempre. E muitas vezes sem culpa…

O pior é que quando chega a altura de dar-se e amar outros,
essa pessoa vai realizar isso com muitas limitações e bloqueios.
Sofre e faz sofrer…
Então, ao dar-se conta disso,
muitas vezes encontra aí um motivo para sofrer ainda mais…

Por isso, Jesus,
saboreando hoje esta grandiosidade do Projecto Criador e Salvador de Deus
que em ti chega à Plenitude,
peço que continues a derramar sobre nós abundantemente o teu Espírito,
para que os Homens se tornem mais Humanos,
para que as pessoas que foram menos possibilitadas em contextos amorosos
encontrem ao longo da sua Vida corações generosos
capazes de as amar de graça e sem desistências.

De maneira especial, Senhor, peço-te por todos os que se dizem teus discípulos,
para que na convivência contigo moldem o Coração à tua medida
e se tornem actualizadores do jeito libertador
com que te encontravas com toda a gente oprimida no seu íntimo.

Liberta-me, Senhor, de todos os medos e angústias…
Liberta-me de todos os sentimentos de culpabilidade
que não são fruto da acção do teu Espírito em mim!
Abre-me a Vida à coragem, à esperança e à alegria…

E passa também pela minha vida, Senhor Ressuscitado,
fazendo de mim voz da tua Palavra libertadora
e rosto da tua Presença consoladora.

Amen


Tenho a certeza que este dia vai ser BOM!
Rui Santiago



1 comentário:

Anónimo disse...

Jesus de Nazaré, Mestre:
tal como a història da Humanidade,
também a història da nossa vida
é um Caminho de crescimento,
de aprendizagem, de amadurecimento
no Amor, na Comunhao.
Ajuda-me, Mestre, no Espirito Santo
a caminhar, dia apòs dia,
no meio de todos os desafios,
como uma pessoa feliz, livre e madura. Ajuda-me a nunca ser motivo
de sofrimento para os meus irmaos,
mas a partilhar com eles, com toda a confiança, o melhor do que sou, gosto e penso.
Ajuda-me a crescer na esperança
quanto ao futuro,
na confiança com os irmaos,
na serenidade diante das dificuldades, no Amor.
Obrigado por estares a construir comigo, Mestre, uma història de que gosto tanto. Ajuda-me a ser-te fiél.