28 maio, 2007

ESTA NOITE SONHEI COM DEUS




Deus Santo,
Esta noite sonhei convosco e fiquei feliz!
Entrei no sonho pela mediação do canto das aves
que iniciavam o seu canto matinal.
O Sol estava a irromper.
A luz brilhante daquela manhã
fez-me lembrar o início da Criação!Surgiram na minha mente
as palavras do Livro do Génesis: “Deus disse: “Faça-se a luz.
E a luz surgiu.

E Deus viu que a luz era boa
e separou a luz das trevas” (Gn 1, 3-4).
O aparecimento da luz no início
de cada novo dia é como que uma nova Criação.
As plantas revestem-se de verde
e o céu ganha de novo a sua cor azul.
Pouco a pouco, as aves
iniciam os seus cantos matinais
e, dentro de pouco,
as crianças aparecem a saltitar.

Naquela manhã de sabor divino,
o meu coração estava predisposto
para acolher o Deus que provocou o clarão majestoso
da explosão que deu origem ao Universo.
Comecei a saborear a presença criadora de Deus
a qual é tal real hoje hoje, como foi ontem
ou nos começos do Universo.
Nesse momento compreendi que Deus
não é um mágico que fez aparecer as coisas,
retirando-se em seguida e deixando o Cosmos ao abandono.

Naquela manhã saboreei melhor
que os ritmos e a harmonia da Criação
têm a sua origem nas relações amorosas
da Santíssima Trindade.
Depois alegrei-me com a gratuidade de Deus
ao fazer avançar o processo criador.

Perante esta visão majestosa,
o meu coração dilatou-se para a acolher as bênçãos
que o Criador difunde dia após dia,
pela vastidão do Universo.
Com grande admiração,
apercebi-me que a felicidade está ao nosso alcance,
pois Deus habita em nós e por nós!
Compreendi, então, a generosidade
de um Deus sempre disponível para nós.

Vi com toda a nitidez que a possibilidade
de sermos felizes, afinal, existe,
pois Deus, estando em nós, é realmente o Emanuel!
Senti, então, como que uma Água Viva
dentro do meu peito e dei-me conta
de que se tratava da dinâmica da Salvação
a circular no meu coração.
A luz daquela manhã foi, para mim
a repetição do primeiro dia da Criação.
Nesse momento, Jesus Cristo disse-me que
posso marcar encontro com a fonte da Vida e do Amor
sem ter de me deslocar para muito longe.

Exultei de alegria, pois saboreei a Criação
a acontecer no mais íntimo do meu ser.
Saboreei tudo isto e cantei um cântico novo,
pois senti que estava a brotar em mim a Vida Nova.
Já quase a terminar o sonho, vi que Deus Pai,
juntamente com o Filho e o Espírito Santo
sorriram para mim.
Depois, Deus Pai, disse-me:
Vai, e não te esqueças dos teus irmãos!
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias





1 comentário:

JRSJ disse...

Bom Deus,
Sentir, saborear, exultar, sonhar, alegrar… são todos os sentimentos e acções que costumam encher-nos o coração e os nossos dias, quando realmente nos abrimos ao Teu Amor por cada um de nós.
Ajuda-me a estar sempre atento aos teus apelos.
Quero agrader-Te, o meu dia. Quero agradecer-Te, por tudo o que nem sei dizer-te por palavras. Quero que a minha vida seja uma permanente gratidão. Ajuda-me a Viver uma vida agradecida.