09 setembro, 2009

SER IMITADORES DE JESUS CRISTO


Imitar Jesus Cristo é uma opção de vida que implica a identificação dos nossos critérios pessoais com os critérios de Jesus Cristo.

Conseguiremos imitar tanto melhor Jesus Cristo quanto mais conseguirmos ser pessoas livres e criativas.

A imitação de Cristo exige uma grande atenção à Palavra de Deus e ao Espírito Santo que habita em nós.

A imitação de Cristo implica uma opção de vida nova, pois imitar Cristo implica ser fiel aos apelos do Espírito Santo que é fonte permanente de novidade.

A pessoa que se deixa conduzir pelo Espírito de Cristo começa a tomar uma série de atitudes que, sem serem uma cópia das de Jesus enquanto ao modo, são idênticas quanto ao jeito de viver e amar.

A imitação de Cristo conduz os crentes à plena maturidade da vida cristã, incluindo uma experiência de Deus muito profunda.

Imitar Jesus Cristo é caminhar no sentido de uma experiência de tipo familiar, tanto em relação a Deus como em relação ao Homem.

O caminho da imitação de Cristo conduz-nos ao encontro de um homem cujo coração é o ponto de encontro da Humanidade com a Divindade.

À medida que começa a imitar Jesus Cristo, o cristão começa a ter uma enorme capacidade de correr riscos.

Esta capacidade assenta no dom da fortaleza, um dos frutos do Espírito Santo no coração dos crentes.

Esta capacidade dá-nos a possibilidade de realizarmos maravilhas no sentido de realizarmos transformações que são verdadeiros milagres, como aconteceu com Zaqueu (Lc 19, 1-10).

Eis alguns passos pilares importantes para levarmos por diante a imitação de Cristo:

1-Tomar Deus e o Homem a sério (Lc 7, 29-35).

2) Cultivar uma atenção especial em relação aos outros (Jo 2, 1-10).

3) Estar sempre disposto a defender a dignidade da pessoa, sabendo que o ser humano é a menina dos olhos de Deus.


O amor de Deus pelas pessoas é tão grande que nem o pecado do Homem o consegue anular, como Jesus ensinou (cf. Lc 7, 36-50).

4) Fazer do amor a única razão válida, tanto para viver como para morrer: “É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei.

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15, 12-14).

O amor ao jeito de Jesus implica a eleição dos outros como próximo, como fez o Bom Samaritano (Lc 10, 25-37).

Só o amor confere validade à vida, bem como aos cultos, sacrifícios e orações (1 Cor 13, 1-13).

São Paulo diz que a imitação de Cristo nos leva a completar em nós o que falta à paixão de Jesus Cristo.

Por outras palavras, a imitação de Cristo leva-nos a apaixonar-nos pelas mesmas causas pelas quais Jesus se apaixonou.
Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias




Sem comentários: