14 setembro, 2009

A PESSOA E A QUALIDADE DO SEU CORAÇÃO-I

I-A BONDADE DE CORAÇÃO

Jesus disse que a qualidade de uma pessoa se mede pela qualidade do seu coração.

Segundo a visão bíblica, o coração é o núcleo mais nobre da interioridade espiritual dos seres humanos.

É no coração que os seres humanos decidem as grandes opções da sua vida. São bem conhecidos os ensinamentos de Jesus sobre o coração e a bondade das pessoas:

É do coração que procedem as más acções, as quais tornam tornam o ser humano impuro (cf. Mt 15, 19).

Numa outra passagem do evangelho de São Mateus, Jesus diz: “A boca fala da abundância do coração” (Mt 12, 34).

Segundo São Mateus, Jesus pediu aos discípulos para moldarem o coração em harmonia com o seu coração:

“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 29).

O evangelho de São João diz que o diabo meteu no coração de Judas o plano de trair o Mestre (Jo 13, 2).

Jesus está inteiramente em sintonia com a visão bíblica segundo a qual o coração é a sede da sabedoria e o tesouro das coisas boas:

Segundo o evangelho de São Lucas, Jesus, após a sua ressurreição, repreende os discípulos de Emaús, chamando-lhes lentos de coração para acolherem o que os profetas tinham anunciado acerca do Messias (Lc 24, 25).

Na Carta aos Gálatas, São Paulo diz que Deus enviou o Espírito Santo aos nossos corações., o qual nos leva a tratar Deus por “Abba” papá (Gal 4, 6).

São Paulo pede a Deus que ilumine os olhos dos corações crentes dos cristãos de Éfeso, a fim de estes compreenderem o plano salvador de Deus e viverem de acordo com ele (Ef 1, 18).

Na cultura bíblica, o termo coração ocupa um lugar central do ser e do agir da pessoa humana.

Isto significa que o valor da pessoa não se mede pelos quilos que pesa, nem pelos centímetros que ela tem de altura.

Também não se mede pelas riquezas que a pessoa possui, nem por aquilo que ela diz, mas sim pelas suas realizações na linha do amor.

Como vemos, o coração não é um motor cego que faz leva as pessoas a agir sem critérios. Eis como São Paulo vê a origem da luz e da sabedoria que brotam no nosso coração, conduzindo-nos para o bem.

“Não sabeis que sois templos de Deus e que o Espírito Santo habita nos vossos corações?” (1 Cor 3, 16).

Na Segunda Carta aos Coríntios, São Paulo éainda mais explícito quando afirma: “Não é que sejamos capazes de conceber alguma coisa por nós mesmos.

A nossa capacidade vem de Deus. É ele que nos torna aptos para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito.

Na verdade, a letra mata, mas o Espírito dá vida (2 Cor 3, 5-6).

Em Comunhão Convosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: