10 março, 2009

CONFIGURADOS COM CRISTO RESSUSCITADO-II

II-O ESPÍRITO SANTO COMO ALIMENTO DA VIDA ETERNA

Após a sua ressurreição, Jesus Cristo deu-nos a possibilidade de interagirmos com o Espírito Santo a nível intrínseco.

Por outras palavras, graças ao facto de fazermos uma união orgânica com Cristo, a força ressuscitadora do Espírito Santo circula em nós como Vida Eterna.

Podemos dizer que o Espírito Santo é, na verdade o Sangue da Nova Aliança a circular em nós comunicando-nos a vida Eterna.

É também, como diz o evangelho de São João, a carne de Jesus ressuscitado que nos alimenta e comunica Vida Eterna (Jo 6, 62-63).

Ao proporcionar-nos esta nova interacção com o Espírito Santo, o Senhor ressuscitado tornou-se o princípio da ressurreição universal:

“No último dia, o mais solene da festa, Jesus, de pé, exclamou: se alguém tem sede venha a mim. Quem crê em mim que sacie a sua sede!

Como diz a Escritura, há-de brotar do seu coração uma nascente de Água Viva da qual brotará um rio de vida eterna.

Jesus disse isto referindo-se ao Espírito Santo que iriam receber os que acreditassem nele.
Com efeito, o Espírito ainda não tinha vindo por Jesus não ter sido glorificado”. (Jo 7, 37-39).

Por isso o próprio Jesus disse que ele era Ressurreição e Vida: “Disse-lhe Jesus: teu irmão ressuscitará. Marta respondeu-lhe: eu sei que ele há-de ressuscitar na ressurreição do último dia.

Disse-lhe Jesus: eu sou a ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, mesmo que tenha morrido viverá. Aquele que crê em mim e vive não morrerá” (Jo 11, 23-26).

Em Comunhão Covosco
Calmeiro Matias

Sem comentários: