27 fevereiro, 2008

DIÁLOGO COM O DEUS QUE HABITA EM NÓS-II

II-ESTÁS COM CADA PESSOA E EM TODAS

Espírito Santo,
Tu és o princípio difusivo do amor de Deus no coração de cada pessoa humana.

São Paulo diz que tu és o amor de Deus derramado nos nossos corações (Rm 5, 5).

Quando vamos à praia, por exemplo, nós damo-nos conta de que o sol da praia é para todos os que o procuram.

Não é pelo facto de o Pedro se estar a bronzear que a Margarida fica privada do sol.

A difusão do sol por todos é um sinal do vosso amor, Deus Santo, a difundir-se para todos os seres humanos.

Mas ao contrário do sol que nos atinge a partir de fora, o Espírito Santo anima-nos e conduz-nos a partir de dentro.

Vós sois, Deus Santo, a interioridade máxima de todas as coisas.

A luz e o calor do sol chegam até nós, vindos de longe. O Espírito Santo, pelo contrário, põe-nos em comunicação com o Pai e o Filho, fazendo que Vós, Deus Santo, sejais em nós o Deus connosco.

O Espírito Santo, com seu jeito maternal de amar conduz-nos a Deus Pai que nos acolhe como filhos e a Deus Filho que nos acolhe como irmãos.

Na verdade, o nosso coração é o ponto de encontro com Deus.

É aí que o Espírito habita de modo permanente e nos configura com Jesus Cristo.

Precisamos do ar para respirar e viver. Felizmente que o ar está difundido por toda a terra.

Do mesmo modo, o Espírito Santo está em todos nós, pois precisamos dele para renascer, como Jesus disse a Nicodemos.

Deus Santo,
Os Actos dos Apóstolos dizem que Vós nunca estais longe, pois vivemos em Vós. Eis as suas palavras:

“O Deus que criou o mundo e tudo o que nele habita, é o Senhor do Céu e da Terra. Ele não habita em santuários feitos pela mão do Homem, nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa.

É ele que dá a vida, a respiração e tudo o mais. Criou a partir de Adão toda a Humanidade, a fim de ela habitar sobre a face da terra” (Act 17, 24-26).

Depois acrescenta: “É nele que vivemos, nos movemos e existimos, pois já somos família sua.
Portanto, se nós somos família de Deus não devemos pensar que a Divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra esculpida pela mão do homem” (Act 17, 28-29).

Louvado sejais Deus Santo que sois uma comunhão familiar e nos introduzistes na vossa Família através de Jesus Cristo!

Glória a ti Pai bondoso!
Glória a ti, Filho de Deus e nosso irmão!
Glória a ti, Espírito Santo que és o amor de Deus derramado nos nossos corações!

Sem comentários: